Salada Verde

Novo módulo do Documento de Origem Florestal para exportações

Ferramenta de controle do comércio internacional de madeira vai criar base de dados mais ágil para o governo federal. Ibama espera que outros países adotem o sistema.

Redação ((o))eco ·
24 de janeiro de 2011 · 14 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Em fase de implantação desde 10 de janeiro de 2011, um novo módulo do Documento de Origem Florestal (DOF), chamado DOF Exportação, foi criado para o controle da exportação de madeira, seguindo a proposta de modernização dos mecanismos de controle, com o objetivo de aumentar a transparência na gestão pública e facilitar a vida do usuário.

Segundo informações do Ibama, a adequação aos novos padrões serve para reparar problemas com relação ao antigo modelo do DOF, como dificuldades no monitoramento, dados imprecisos sobre portos de saída, ausência de informações sobre países importadores, estatísticas não confiáveis, possibilidade de fraudes e a pouca praticidade para o usuário com sobrecarga desnecessária de informações.

Como pontos benéficos para o usuário do sistema, o órgão cita a redução da burocracia e facilidade do uso. Já o governo poderá contar com um banco de informações sobre as empresas compradoras em outros países. Por outro lado, as empresas poderão se certificar que a madeira comprada é legal, garantindo um bom funcionamento do comércio legal de madeira.

De acordo com comunicado do Ibama, há o interesse de países detentores de florestas em adotar o modelo do DOF. (Daniele Bragança)

Leia também

Notícias
23 de junho de 2025

Escalada de conflitos armados interfere nas negociações em Bonn

Organizações observadoras relatam clima ruim e desconexão entre o que acontece dentro e fora das salas de negociações

Podcast
23 de junho de 2025

Entrando no Clima #49 – Brasil tenta ser líder climático, mas abre novas fronteiras de petróleo

Neste episódio, Beatriz Pagy, fundadora da organização Clima de Política, também nos conta como o parlamento tem trabalhado para apoiar – ou não – a COP30

Colunas
23 de junho de 2025

A guerra e a inércia climática das sociedades

Globalmente ficou mais fácil justificar a inação climática. Para a alegria dos interesses do petróleo, essa cadeia produtiva que se vê fortalecida com as ameaças de guerra

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.