Salada Verde

Após queda do desmate, Brasil ganha US$ 178 mi da Noruega

Dinheiro vai para o Fundo Amazônia, administrado pelo BNDES. País se comprometeu a doar 1 bilhão ao Brasil para proteger as florestas.

Redação ((o))eco ·
6 de dezembro de 2012 · 12 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Redução do desmatamento recebe elogios em Doha. Foto: divulgação/COP18
Redução do desmatamento recebe elogios em Doha. Foto: divulgação/COP18
 

A notícia da queda histórica do desmatamento em 2011 tem rendido bons frutos ao Brasil. Os negociadores-chefes foram aplaudidos de pé em Doha, quando anunciaram a boa notícia. E hoje (6) o governo da Noruega anunciou a liberação de 178 milhões de dólares para o Fundo Amazônia − administrado pelo BNDES – exatamente por conta da “impressionante redução do desmatamento da Amazônia em 2011”, segundo comunicado feito pelo ministro do meio ambiente da Noruega, Bard Vegar Solhjell.
 
Segundo reportagem veiculada no jornal O Estado de S. Paulo, Solhjell afirmou que a redução desmatamento “representa uma gigante contribuição para a comunidade global em termos de redução das emissões de gases de efeito estufa”.
 
Essa é a segunda vez que a Noruega contribui para o Fundo Amazônia, que já ganhou cerca de 650 milhões de dólares. O país assumiu o compromisso de doar 1 bilhão de dólares ao Brasil para ajudar na proteção das florestas.

A ministra Izabella Teixeira, que está participando da última semana da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC, na sigla em inglês), afirmou que com essa nova verba será possível iniciar 47 novos projetos do Fundo Amazônia.

Leia também

Reportagens
23 de agosto de 2024

MPF começa a multar frigoríficos que descumprem normas do TAC da Carne

Punição era requerida pelo setor e por organizações há vários anos. Acordo por pecuária livre de desmatamento completa 15 anos no Pará

Salada Verde
23 de agosto de 2024

Estação inferno: temperaturas altas e seca leva a incêndios e caos no interior de SP

Queimadas levaram à interdição de estradas, suspensão de aulas e evacuamento de usina na região de Ribeirão Preto

Colunas
23 de agosto de 2024

A bolha climática

Os efeitos climáticos apontam quão irracional pode ser o sistema de gestão financeiro com relação à contenção e adaptação das mudanças climáticas

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.