Salada Verde

Após queda do desmate, Brasil ganha US$ 178 mi da Noruega

Dinheiro vai para o Fundo Amazônia, administrado pelo BNDES. País se comprometeu a doar 1 bilhão ao Brasil para proteger as florestas.

Redação ((o))eco ·
6 de dezembro de 2012 · 12 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Redução do desmatamento recebe elogios em Doha. Foto: divulgação/COP18
Redução do desmatamento recebe elogios em Doha. Foto: divulgação/COP18
 

A notícia da queda histórica do desmatamento em 2011 tem rendido bons frutos ao Brasil. Os negociadores-chefes foram aplaudidos de pé em Doha, quando anunciaram a boa notícia. E hoje (6) o governo da Noruega anunciou a liberação de 178 milhões de dólares para o Fundo Amazônia − administrado pelo BNDES – exatamente por conta da “impressionante redução do desmatamento da Amazônia em 2011”, segundo comunicado feito pelo ministro do meio ambiente da Noruega, Bard Vegar Solhjell.
 
Segundo reportagem veiculada no jornal O Estado de S. Paulo, Solhjell afirmou que a redução desmatamento “representa uma gigante contribuição para a comunidade global em termos de redução das emissões de gases de efeito estufa”.
 
Essa é a segunda vez que a Noruega contribui para o Fundo Amazônia, que já ganhou cerca de 650 milhões de dólares. O país assumiu o compromisso de doar 1 bilhão de dólares ao Brasil para ajudar na proteção das florestas.

A ministra Izabella Teixeira, que está participando da última semana da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC, na sigla em inglês), afirmou que com essa nova verba será possível iniciar 47 novos projetos do Fundo Amazônia.

Leia também

Salada Verde
15 de abril de 2025

R$ 150 mi do Fundo Amazônia serão destinados à restauração ecológica de terras indígenas

Serão selecionados 90 projetos de 50 a 200 hectares e com participação obrigatória de indígenas. As inscrições vão até 19 de julho

Colunas
15 de abril de 2025

Sem clima para aprender

Entre as enchentes e ondas de calor, as salas de aulas são uma amostra do efeito estufa e como a crise climática está afetando todas as esferas da vida, até o ensino

Salada Verde
15 de abril de 2025

Câmera flagra primeira travessia de onça-parda em viaduto vegetado

Armadilha fotográfica registra passagem inédita do felino na estrutura situada no interior do RJ. Atropelamentos são uma das principais ameaças ao animal

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.