![]() |
A notícia da queda histórica do desmatamento em 2011 tem rendido bons frutos ao Brasil. Os negociadores-chefes foram aplaudidos de pé em Doha, quando anunciaram a boa notícia. E hoje (6) o governo da Noruega anunciou a liberação de 178 milhões de dólares para o Fundo Amazônia − administrado pelo BNDES – exatamente por conta da “impressionante redução do desmatamento da Amazônia em 2011”, segundo comunicado feito pelo ministro do meio ambiente da Noruega, Bard Vegar Solhjell.
Segundo reportagem veiculada no jornal O Estado de S. Paulo, Solhjell afirmou que a redução desmatamento “representa uma gigante contribuição para a comunidade global em termos de redução das emissões de gases de efeito estufa”.
Essa é a segunda vez que a Noruega contribui para o Fundo Amazônia, que já ganhou cerca de 650 milhões de dólares. O país assumiu o compromisso de doar 1 bilhão de dólares ao Brasil para ajudar na proteção das florestas.
A ministra Izabella Teixeira, que está participando da última semana da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC, na sigla em inglês), afirmou que com essa nova verba será possível iniciar 47 novos projetos do Fundo Amazônia.
Leia também
Começa a ganhar forma uma nova frente contra o tráfico de espécies no Brasil
Plano nacional em construção promete integrar, fortalecer e orientar políticas públicas contra esse grave crime ambiental →
Senado aprova PEC do marco temporal às vésperas do julgamento no STF
Aprovado em dois turnos no mesmo dia, votação contou com discursos racistas e denominação aos povos originários de forma indevida →
Equilíbrio, harmonia e estabilidade podem transformar os cuidados com incêndios em gestão de fogo
A longa travessia entre a teoria do manejo integrado e sua prática no território brasileiro →

.jpg)



