Salada Verde

Após queda do desmate, Brasil ganha US$ 178 mi da Noruega

Dinheiro vai para o Fundo Amazônia, administrado pelo BNDES. País se comprometeu a doar 1 bilhão ao Brasil para proteger as florestas.

Redação ((o))eco ·
6 de dezembro de 2012 · 11 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Redução do desmatamento recebe elogios em Doha. Foto: divulgação/COP18
Redução do desmatamento recebe elogios em Doha. Foto: divulgação/COP18
 

A notícia da queda histórica do desmatamento em 2011 tem rendido bons frutos ao Brasil. Os negociadores-chefes foram aplaudidos de pé em Doha, quando anunciaram a boa notícia. E hoje (6) o governo da Noruega anunciou a liberação de 178 milhões de dólares para o Fundo Amazônia − administrado pelo BNDES – exatamente por conta da “impressionante redução do desmatamento da Amazônia em 2011”, segundo comunicado feito pelo ministro do meio ambiente da Noruega, Bard Vegar Solhjell.
 
Segundo reportagem veiculada no jornal O Estado de S. Paulo, Solhjell afirmou que a redução desmatamento “representa uma gigante contribuição para a comunidade global em termos de redução das emissões de gases de efeito estufa”.
 
Essa é a segunda vez que a Noruega contribui para o Fundo Amazônia, que já ganhou cerca de 650 milhões de dólares. O país assumiu o compromisso de doar 1 bilhão de dólares ao Brasil para ajudar na proteção das florestas.

A ministra Izabella Teixeira, que está participando da última semana da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC, na sigla em inglês), afirmou que com essa nova verba será possível iniciar 47 novos projetos do Fundo Amazônia.

Leia também

Reportagens
26 de abril de 2024

Número de portos no Tapajós dobrou em 10 anos sob suspeitas de irregularidades no licenciamento

Estudo realizado pela organização Terra de Direitos revela que, dos 27 portos em operação no Tapajós, apenas cinco possuem a documentação completa do processo de licenciamento ambiental.

Notícias
26 de abril de 2024

Protocolo estabelece compromissos para criação de gado no Cerrado

Iniciativa já conta com adesão dos três maiores frigoríficos no Brasil, além de gigantes do varejo como Grupo Pão de Açúcar, Carrefour Brasil e McDonalds

Notícias
26 de abril de 2024

Com quase 50 dias de atraso, Comissão de Meio Ambiente da Câmara volta a funcionar

Colegiado será presidido pelo deputado Rafael Prudente (MDB-DF), escolhido após longa indefinição do MDB; Comissão de Desenvolvimento Urbano também elege presidente

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.