Salada Verde

Destinação correta dos eletroeletrônicos é tema de edital

Documento fixa critérios mínimos para assinatura de empresas com o governo. Descarte inadequado desses produtos gera problemas ambientais.

Redação ((o))eco ·
25 de fevereiro de 2013 · 12 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Descarte incorreto de eletroeletrônicos é perigoso para o meio ambiente e para a saúde. Foto: Coletivo verde
Descarte incorreto de eletroeletrônicos é perigoso para o meio ambiente e para a saúde. Foto: Coletivo verde

O Ministério do Meio Ambiente avança na regularização dos resíduos sólidos. Após lançar um portal apenas para tratar do assunto, o ministério publicou na semana passada edital que trata do sistema de logística reversa de eletroeletrônicos e seus componentes. O documento já está à disposição dos interessados no site do MMA e estabelece critérios para a viabilização de acordos entre governo e setor empresarial.

Por exemplo, o edital fixa prazo de 120 dias para as empresas que produzem eletroeletrônicos apresentem propostas que definam os detalhes de como funcionará o sistema de logística reversa do setor. Detalhes como a localização e a quantidade dos pontos de coleta e quem será responsável por recolher o produto.

“Este tipo de resíduo, cada vez mais presente no cotidiano, por conter elementos tóxicos como metais pesados em sua composição, representa um risco à saúde pública e ao meio ambiente ao ser descartado de forma indevida”, afirmou Sabrina Andrade, analista ambiental da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano (SRHU) do MMA, em nota publicada no site do Ministério.

Estão em análise e aguardam a aprovação do Comitê Orientador (CORI) propostas semelhantes de acordos setoriais, como das indústrias de lâmpadas fluorescentes e de embalagens em geral.

 

Leia também

Podcast
16 de novembro de 2024

Entrando no Clima#36 – Primeira semana de negociações chega ao fim

Podcast de ((o))eco escuta representantes de povos tradicionais sobre o que esperam da COP29 e a repercussão das falas polêmicas do governador Helder Barbalho.

Notícias
16 de novembro de 2024

COP29 caminha para ser a 2ª maior na história das Conferências

Cerca de 66 mil pessoas estão credenciadas para Cúpula do Clima de Baku, sendo 1.773 lobistas do petróleo. Especialistas pedem mudança nas regras

Podcast
15 de novembro de 2024

Entrando no Clima#35 – Não há glamour nas Conferências do Clima, só (muito) trabalho

Podcast de ((o))eco conversa com especialistas em clima sobre balanço da primeira semana da COP 29

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.