O Ibama doou 5 mil metros cúbicos de madeira ilegal apreendida no município de Portel (PA) durante a operação Onda Verde. Os beneficiários foram 5 associações de pequenos agricultores e assentados localizadas nos municípios de Anapu, Pacajá e Senador José Porfírio, no Pará. A madeira foi extraída ilegalmente por madeireiros e apreendida pelos fiscais do Ibama durante a Operação Onda Verde, que coíbe desmatamento na Amazônia.
Quase 1.400 famílias serão beneficiadas pela doação. As 5 associações haviam se cadastrados no Ibama para receber doações de apreensões. As madeiras serão usadas na construção de 14 pontes, 4 escolas, 1.099 casas, 18 barracões para depósito de alimentos e farinheiras, além de mesas e cadeiras.
Segundo informações da assessoria de imprensa do Instituto, o volume apreendido corresponde a 80% de madeira que as associações necessitam para fazer as obras.
Leia também
Garimpos ilegais de ouro podem emitir 3,5 toneladas de carbono por hectare e concentrar mercúrio no solo
Pesquisadores da USP e colaboradores analisaram amostras de áreas de mineração em quatro biomas, incluindo Amazônia →
Esperançar com Arte e Cultura: Um chamado à ação climática
Uma fotografia de uma floresta em chamas, um documentário sobre povos indígenas ou uma música que fala de destruição ambiental são mais que expressões artísticas; são convites à ação →
Fim dos lixões, uma promessa reciclada
A implementação de uma política ambiental robusta, focada no encerramento definitivo dos lixões, não é apenas uma imposição normativa, mas um imperativo ético e estratégico →