![]() |
Recém-eleito o melhor lugar do mundo para caminhadas em área urbana, o Parque Nacional da Tijuca acaba de ganhar um guia de campo. A publicação, feita pelo Instituto de Biologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), pretende auxiliar professores da Educação Básica na utilização do Parque Nacional da Tijuca como local para o desenvolvimento de aulas não formais, a partir de um roteiro que destaca os principais pontos a serem observados e abordados.
A obra “Guia de Campo do Parque Nacional da Tijuca” é fruto do trabalho organizado pela professora Andréa Espínola de Siqueira e contou com a participação de 13 profissionais. O prefácio da obra é escrito por Ana Cristina Vieira, museóloga e profunda conhecedora da parte histórica do Parque.
Como é um guia para ser usado por professores, a publicação foca na Trilha dos Estudantes que, como o nome sugere, é tradicionalmente usada para visitas escolares. O percurso apresenta placas explicativas e informações sobre a flora, fauna e importância do Parque para a cidade.
Os alunos percorrem do portão de entrada do setor Floresta até o Centro de Visitantes, onde encontram uma importante exposição, que complementa as informações absorvidas durante o trajeto de aproximadamente 1 km.
O guia, lançado no começo desta semana (21), está disponível de graça em formato PDF. Ele também será distribuído entre os professores e alunos da educação básica nas escolas da rede municipal e estadual do Rio de Janeiro. A primeira tiragem é de 2 mil unidades, em formato de CD.
|
Programação Horários: Atividades agendadas: 24/10, às 14h (quinta-feira) – Caminhada pela Trilha dos Estudantes com alunos do curso de Pós-graduação em Ensino de Ciências da Uerj e alunos do curso de Pedagogia Uerj. Palestra de apresentação do livro, seguida de distribuição no auditório do Centro de Visitantes. Total: 15 alunos. 25/10, às 10h (sexta-feira) – Caminhada pela Trilha dos Estudantes com alunos do curso de Ciências Biológicas da Uerj. Palestras de apresentação do livro e sobre o Manejo de Espécies Exóticas no Parque, seguida de distribuição no auditório do Centro de Visitantes. Total: 15 alunos. |
Saiba Mais
Guia de Campo do Parque Nacional da Tijuca
O Parque Nacional da Tijuca no WikiParques
Leia Também
Todos os caminhos da Transcarioca
Visitação em UCs triplica em 5 anos, mas segue concentrada
Floresta da Tijuca: um resgate do nome imposto pela história
Leia também
Autogestão comunitária como princípio de Justiça Ambiental
Livres consultas recíprocas estabeleceram benefícios econômicos para todos, que assumem práticas ambientalmente corretas sem sacrificar individualidade alguma →
Por que forçar as pessoas a adotar práticas ecológicas pode sair pela culatra
Um novo estudo revela um dilema para a política climática: as pessoas não gostam quando dizem a elas o que fazer →
Saúde na Amazônia precisa ser redesenhada diante da crise climática, defendem pesquisadores
SUS na Amazônia precisa se adaptar às mudanças climáticas, incorporando saberes tradicionais, indicadores locais e estratégias de cuidado ajustadas ao território, apoiam →





