Salada Verde

Belo Monte é autorizada a desmatar área de reservatório

Ibama autorizou retirada de 91 km quadrados de floresta. Pela lei atual, não é mais permitido encher o lago sem a supressão total da vegetação.

Redação ((o))eco ·
25 de março de 2014 · 12 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Construção da Hidrelétrica segue a todo vapor, mesmo ignorando as condicionantes imposta pelo Ibama. Foto: Regina Santos/Divulgação Norte Energia.
Construção da Hidrelétrica segue a todo vapor, mesmo ignorando as condicionantes imposta pelo Ibama. Foto: Regina Santos/Divulgação Norte Energia.

O Ibama autorizou o desmatamento de uma área de 9.112 hectares onde ficará o reservatório que abrigará a Hidrelétrica de Belo Monte, que está sendo construída no Pará. São duas autorizações, uma para supressão de 4.843 hectares do reservatório do Xingu e outra para a supressão de 4.268 hectares de vegetação no reservatório intermediário da usina. Os documentos foram assinados na última quinta-feira (20) por Volney Zanardi, presidente do Ibama, e permite que o consórcio Norte Energia inicie o corte, que também afetará mais de 3.824 hectares de áreas de preservação permanente (APP) nas duas partes do reservatório, ou seja, topo de morro e beira de rio, áreas protegidas pelo Código Florestal.

O empreendimento terá que preservar uma área do mesmo tamanho para compensar o desmate em área protegida. As obras da usina de Belo Monte seguem a todo vapor e a previsão é que até o final do ano o reservatório estará pronto para ser cheio.

 

Leia Também
Ibama: consórcio não cumpre condicionantes de Belo Monte
Belo Monte ameaça maior sítio de desova de tartarugas da América do Sul
Belo Monte: Supremo acata argumento econômico e libera obras

Leia também

Salada Verde
8 de dezembro de 2025

“Eles sabem que estão errados”, diz Lula sobre decisão do Congresso sobre Licenciamento

Presidente disse que parlamentares vão recorrer a ele quando mercados importadores de produtos brasileiros se fecharem por problemas ambientais

Reportagens
8 de dezembro de 2025

Brasil escolhe trilhar o mapa do caminho do carvão mineral

Enquanto defende no plano internacional a transição para longe dos combustíveis, o Brasil segue aprovando medidas que dão sobrevida à indústria do carvão mineral

Análises
8 de dezembro de 2025

Oceano e clima: um diálogo indissociável

O oceano precisa permanecer na agenda do debate e decisões para o enfrentamento das mudanças climáticas. A COP30 representou um passo nesse sentido, muitos outros serão necessários

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.