Salada Verde

Belo Monte é autorizada a desmatar área de reservatório

Ibama autorizou retirada de 91 km quadrados de floresta. Pela lei atual, não é mais permitido encher o lago sem a supressão total da vegetação.

Redação ((o))eco ·
25 de março de 2014 · 11 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Construção da Hidrelétrica segue a todo vapor, mesmo ignorando as condicionantes imposta pelo Ibama. Foto: Regina Santos/Divulgação Norte Energia.
Construção da Hidrelétrica segue a todo vapor, mesmo ignorando as condicionantes imposta pelo Ibama. Foto: Regina Santos/Divulgação Norte Energia.

O Ibama autorizou o desmatamento de uma área de 9.112 hectares onde ficará o reservatório que abrigará a Hidrelétrica de Belo Monte, que está sendo construída no Pará. São duas autorizações, uma para supressão de 4.843 hectares do reservatório do Xingu e outra para a supressão de 4.268 hectares de vegetação no reservatório intermediário da usina. Os documentos foram assinados na última quinta-feira (20) por Volney Zanardi, presidente do Ibama, e permite que o consórcio Norte Energia inicie o corte, que também afetará mais de 3.824 hectares de áreas de preservação permanente (APP) nas duas partes do reservatório, ou seja, topo de morro e beira de rio, áreas protegidas pelo Código Florestal.

O empreendimento terá que preservar uma área do mesmo tamanho para compensar o desmate em área protegida. As obras da usina de Belo Monte seguem a todo vapor e a previsão é que até o final do ano o reservatório estará pronto para ser cheio.

 

Leia Também
Ibama: consórcio não cumpre condicionantes de Belo Monte
Belo Monte ameaça maior sítio de desova de tartarugas da América do Sul
Belo Monte: Supremo acata argumento econômico e libera obras

Leia também

Notícias
19 de dezembro de 2024

Desmatamento na Amazônia sobe 41% em novembro, mostra Imazon

Este é o sexto mês consecutivo de alta na destruição do bioma, segundo SAD/Imazon. Degradação florestal tem alta de 84% em relação a novembro de 2023

Notícias
19 de dezembro de 2024

A um mês da posse de Trump, EUA lançam sua meta de corte de emissões

Proposta de Biden é reduzir entre 61% e 66% das emissões até 2035. Governadores dos principais estados dos EUA falam que meta será “estrela guia”

Análises
19 de dezembro de 2024

Restauração muda paisagem em Guaraqueçaba, no litoral do Paraná

Iniciado há 24 anos, plantio de 300 hectares de Mata Atlântica pela SPVS uniu ciência e alta tecnologia, em um casamento que deu certo

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.