Salada Verde

Belo Monte é autorizada a desmatar área de reservatório

Ibama autorizou retirada de 91 km quadrados de floresta. Pela lei atual, não é mais permitido encher o lago sem a supressão total da vegetação.

Redação ((o))eco ·
25 de março de 2014 · 8 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Construção da Hidrelétrica segue a todo vapor, mesmo ignorando as condicionantes imposta pelo Ibama. Foto: Regina Santos/Divulgação Norte Energia.
Construção da Hidrelétrica segue a todo vapor, mesmo ignorando as condicionantes imposta pelo Ibama. Foto: Regina Santos/Divulgação Norte Energia.

O Ibama autorizou o desmatamento de uma área de 9.112 hectares onde ficará o reservatório que abrigará a Hidrelétrica de Belo Monte, que está sendo construída no Pará. São duas autorizações, uma para supressão de 4.843 hectares do reservatório do Xingu e outra para a supressão de 4.268 hectares de vegetação no reservatório intermediário da usina. Os documentos foram assinados na última quinta-feira (20) por Volney Zanardi, presidente do Ibama, e permite que o consórcio Norte Energia inicie o corte, que também afetará mais de 3.824 hectares de áreas de preservação permanente (APP) nas duas partes do reservatório, ou seja, topo de morro e beira de rio, áreas protegidas pelo Código Florestal.

O empreendimento terá que preservar uma área do mesmo tamanho para compensar o desmate em área protegida. As obras da usina de Belo Monte seguem a todo vapor e a previsão é que até o final do ano o reservatório estará pronto para ser cheio.

 

Leia Também
Ibama: consórcio não cumpre condicionantes de Belo Monte
Belo Monte ameaça maior sítio de desova de tartarugas da América do Sul
Belo Monte: Supremo acata argumento econômico e libera obras

Leia também

Notícias
20 de outubro de 2021

Desmatamento na Amazônia já chega a quase 9 mil km² em 2021, mostra Imazon

Somente em setembro foram destruídos 1.224 km² de floresta, área equivalente a mais de 4 mil campos de futebol por dia. Números sãos os maiores em 10 anos

Salada Verde
20 de outubro de 2021

Em comemoração de seus 10 anos, Onçafari lança concurso de fotografia

Fotógrafos profissionais e amadores podem se inscrever até o dia 14 de novembro. Vencedores terão a oportunidade de fotografar a fauna e flora existentes na sede da Onçafari, no Pantanal

Notícias
20 de outubro de 2021

INPE não tem recursos garantidos para pagamento de água e luz até final do ano

Destinação de R$ 5 milhões pela AEB deu um respiro ao Instituto, mas órgão ainda aguarda verba de outras fontes para honrar despesas de funcionamento até dezembro

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta