Salada Verde

Belo Monte é autorizada a desmatar área de reservatório

Ibama autorizou retirada de 91 km quadrados de floresta. Pela lei atual, não é mais permitido encher o lago sem a supressão total da vegetação.

Redação ((o))eco ·
25 de março de 2014 · 10 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Construção da Hidrelétrica segue a todo vapor, mesmo ignorando as condicionantes imposta pelo Ibama. Foto: Regina Santos/Divulgação Norte Energia.
Construção da Hidrelétrica segue a todo vapor, mesmo ignorando as condicionantes imposta pelo Ibama. Foto: Regina Santos/Divulgação Norte Energia.

O Ibama autorizou o desmatamento de uma área de 9.112 hectares onde ficará o reservatório que abrigará a Hidrelétrica de Belo Monte, que está sendo construída no Pará. São duas autorizações, uma para supressão de 4.843 hectares do reservatório do Xingu e outra para a supressão de 4.268 hectares de vegetação no reservatório intermediário da usina. Os documentos foram assinados na última quinta-feira (20) por Volney Zanardi, presidente do Ibama, e permite que o consórcio Norte Energia inicie o corte, que também afetará mais de 3.824 hectares de áreas de preservação permanente (APP) nas duas partes do reservatório, ou seja, topo de morro e beira de rio, áreas protegidas pelo Código Florestal.

O empreendimento terá que preservar uma área do mesmo tamanho para compensar o desmate em área protegida. As obras da usina de Belo Monte seguem a todo vapor e a previsão é que até o final do ano o reservatório estará pronto para ser cheio.

 

Leia Também
Ibama: consórcio não cumpre condicionantes de Belo Monte
Belo Monte ameaça maior sítio de desova de tartarugas da América do Sul
Belo Monte: Supremo acata argumento econômico e libera obras

Leia também

Salada Verde
25 de abril de 2024

Deputados mineiros voltam atrás e maioria mantém veto de Zema à expansão de Fechos

Por 40 votos a 21, parlamentares mantém veto do governador, que defende interesses da mineração contra expansão da Estação Ecológica de Fechos, na região metropolitana de BH

Notícias
25 de abril de 2024

Do Brasil à Colômbia, conservação ambiental através da literatura

Feira do livro de Bogotá traz os biomas brasileiros em destaque, com uma curadoria literária voltada para o meio ambiente

Análises
25 de abril de 2024

Escazú não é prioridade? 

Escazú chega à terceira COP sem que o Brasil o tenha ratificado. Delegação brasileira conta com ampla participação da sociedade civil, mas ausência de alto escalão grita

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.