Notícias

Pantanal, um ilustre desconhecido do brasileiro

Pesquisa do Ibope/WWF aponta que dois em cada três pessoas ouvidas pelo Ibope não souberam identificar a região onde está localizado o bioma

Daniele Bragança ·
24 de outubro de 2013 · 10 anos atrás
37% dos entrevistados confundiram a vegetação pantaneira com a amazônica. Foto: Marcelo Mendes de Oliveira/Flickr.

As paisagens descritas por Benedito Ruy Barbosa, traduzidas por Jayme Monjardim e veiculadas pela finada Rede Manchete de Televisão trouxeram o Pantanal para dentro das casas dos brasileiros. A novela foi um sucesso, porém, duas décadas depois, o brasileiro sabe pouco sobre o bioma. Foi o que constatou uma pesquisa do Ibope divulgada hoje (24). Apesar de demostrar preocupação com a conservação do Pantanal, 66% dos entrevistados não souberam identificar em qual região do país ele está localizado.

A pedido do WWF-Brasil, o Ibope ouviu 2.002 pessoas de 26 estados no mês de junho para descobrir a opinião do brasileiro sobre o Pantanal. O objetivo da pesquisa que tem o apoio do HSBC é orientar as políticas implementadas pela ONG e parceiros na região. Na opinião de 92% dos entrevistados, a melhor forma de garantir a preservação do bioma é a união de esforços de governos, empresas e sociedade civil.

A grande maioria dos entrevistados (93%) considera importante a construção de um pacto em defesa das cabeceiras do Pantanal. “Quando considerada a disposição de apoiar ações de conservação do Pantanal, mais de 80% da população é simpática à causa. Para os brasileiros, está claro que o esforço conjunto é a melhor alternativa para preservação do Pantanal”, afirma Glauco Kimura de Freitas, coordenador do Programa Água para a Vida do WWF-Brasil.

A pesquisa constatou que 93% dos entrevistados já ouviram falar da paisagem natural do bioma. Porém, 92% dos entrevistados nunca o visitaram e apenas metade da população sabe descrever a paisagem pantaneira, considerada pela UNESCO como Patrimônio Natural Mundial e Reserva da Biosfera.

Confusão entre Amazônia e Pantanal

A vegetação pantaneira é conhecida por ser um mosaico de ecossistemas com muita água: é a maior planície de inundação contínua do planeta. Mesmo assim, 37% dos entrevistados descrevem o Pantanal como floresta fechada, característica da Floresta Amazônica.

Além do desconhecimento sobre o tipo de vegetação, apenas 18% souberam indicar que os rios que cortam o Pantanal nascem na região do Cerrado.

Pesquisa regional

Além da pesquisa nacional, foram ouvidos 504 moradores de municípios do Mato Grosso, onde grande parte das nascentes do Pantanal está localizada. O objetivo era traçar o conhecimento do morador sobre o bioma em que está inserido.

Os entrevistados elegeram a degradação de nascentes (49%) e o assoreamento (47%) entre as principais causas de problemas ambientais do Pantanal. O desmatamento foi apontado por 73% dos entrevistados como principal causa. Todavia, 40% dos entrevistados regionais não sabe que o Pantanal é uma área sob risco de degradação ambiental.

Apesar de viverem próximos às nascentes dos rios que formam o Pantanal, mais da metade (57%) dos entrevistados nunca visitou o Pantanal. Daqueles que visitam, 78% vão para praticar pesca esportiva.

 

Leia Também
Pesquisa mostra avanço na consciência ambiental do brasileiro
Estudo mapeia as principais ameaças ao Pantanal
Um passo de cada vez

 

 

 

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Colunas
17 de abril de 2024

Declaração de Barcelona define novos rumos para a Década do Oceano

O encerramento do evento oficializou a primeira conferência da Década do Oceano de Cidades Costeiras que ocorrerá em 2025 na cidade de Qingdao, na China.

Salada Verde
17 de abril de 2024

Marina Silva é uma das 100 pessoas mais influentes de 2024, segundo a Time

Selecionada na categoria “líderes”, perfil de Marina destaca a missão da ministra em prol do combate ao desmatamento ilegal na Amazônia. Ela é a única brasileira citada na lista de 2024

Reportagens
17 de abril de 2024

Em audiência pública na ALMG, representantes da UFMG alertam para impactos da Stock Car

Reunião contou com reitora e diretores da universidade, mas prefeitura e organizadores da corrida faltaram; deputada promete enviar informações a patrocinadores da Stock Car

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.