Salada Verde

75% do ipê do Pará é extraído ilegalmente

Retirada de madeiras avança forte em florestas não destinadas e segue em unidades de conservação e terras indígenas

Aldem Bourscheit ·
1 de novembro de 2023
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

As possibilidades de uma exploração madeireira mais sustentável na Amazônia seguem minadas pela criminalidade e por deficiências na fiscalização. Um exemplo é que mais de três quartos do ipê extraído do Pará entre 2009 e 2019 podem ser ilegais.

Entre os ilícitos, 16% do ipê é colhido sem autorização, donos de terras alegam que derrubaram mais ipês do que é provável existir na área florestal declarada e, ainda, há mais madeira circulando do que o indicado nos números oficiais de produção.

As conclusões são de um estudo publicado na revista Nature Sustainability por pesquisadores brasileiros e de outros países e acendem um novo alerta sobre a confiabilidade dessa cadeia econômica no estado, o maior produtor e um grande exportador de ipês no Brasil.

O estudo usou dados como das licenças para extração madeireira, de documentos de origem florestal, de estudos sobre rendimento de toras retiradas da floresta e dos volumes de madeira que entram e saem das serrarias. 

O super resistente e belo ipê é muito consumido na construção de móveis e decks por mercados globais de luxo, sobretudo na América do Norte e na Europa. O Brasil responde por 96% da produção mundial, de onde as exportações saltaram quase 80% na última década. 

Conforme os pesquisadores, isso estimula e aumenta o risco da extração ilegal de ipês. Tanto que, em novembro passado, a madeira teve seu comércio global restringido pela superexploração associada à demanda mundial crescente, mostrou ((o))eco.

Pois, o cenário pintado pelo estudo internacional é corroborado por um levantamento de ongs brasileiras. A análise aponta que 17,8 mil ha (46%) de 38 mil ha com exploração madeireira no Pará tiveram uma retirada ilícita de madeiras, entre agosto de 2021 e julho do ano passado. 

Oriundos de um sistema não-governamental que monitora a exploração madeireira, o Simex, os dados indicam que a extração ilegal disparou especialmente em florestas não destinadas, enquanto segue acontecendo em unidades de conservação e em terras indígenas.

  • Aldem Bourscheit

    Jornalista brasilo-luxemburguês cobrindo há mais de duas décadas temas como Conservação da Natureza, Crimes contra a Vida Sel...

Leia também

Notícias
27 de outubro de 2023

Extração ilegal de madeira cresce em áreas ainda não destinadas do Pará

Exploração madeireira ilegal representou 46% do total registrado em solo paraense como um todo. Números são do Simex e foram divulgados nesta sexta-feira (27)

Reportagens
24 de maio de 2023

Novas regras comerciais devem garantir perpetuação de ipês na floresta amazônica

Custos de sistemas federais para rastrear a produção são irrisórios diante da média de madeiras produzidas por hectare manejado

Reportagens
21 de novembro de 2022

Produção de madeira com ipês pode triplicar na Amazônia, aponta pesquisa

Especialistas pedem cautela na aplicação dos dados para que uma exploração insustentável ou ilegal não avance em áreas preservadas da floresta equatorial

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 1

  1. Antonio Alberto Jorge Farias Castro diz:

    Qual a espécie deste “ypê-do-Pará”? O número de espécies de “ypê” é grande! Só do “ypê-amarelo” no Brasil, nos livros de ÁRVORES BRASILEIRAS” do Instituto Plantarum (Nova Odessa, SP) são 11 (onze) espécies! Para o Brasil, acredito que só do “amarelo” são mais de 20 espécies! Esta reportagem foi falha neste aspecto!