Base online traz dados de 15 mil espécies de animais brasileiros

Buscas feitas pelos nomes comum ou científico dos animais devolvem informações sobre ocorrência, risco e história natural

3 de agosto de 2023

Lançado esta semana, o Sistema de Avaliação do Risco de Extinção da Biodiversidade (Salve) agrega dados de quase 15 mil espécies para estimular a proteção da fauna brasileira. Dessas, 1.253 estão ameaçadas de extinção.

De acesso livre, a base aceita buscas pelos nomes comum e científico dos animais e devolve informações como situação das avaliações de risco, estados e biomas onde vivem, história natural e números de suas populações.

“Que as informações sejam usadas como instrumento de políticas públicas, inclusive nas empresas, para evitar que haja espécies ameaçadas [onde planejam se instalar]”, destacou Mauro Pires, presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

A plataforma foi construída ao longo de 7 anos por ICMBio, Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio) e WWF-Brasil. O país abriga mais de 100 mil espécies de animais, vertebrados e invertebrados.  As informações são do órgão ambiental federal.