O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) está financiando projetos que promovam a recuperação, a manutenção e o uso sustentável da vegetação em biomas brasileiros. Entre os itens financiáveis estão a aquisição de sementes e mudas, a compra de máquinas e equipamentos, a implantação de cercas e viveiros, a contratação de treinamentos e de assistência técnica, entre outros.
Estão aptos a receber apoio financeiro do BNDES empreendimentos de restauração ecológica com espécies nativas; de manejo florestal de áreas com vegetação nativa existente; de plantio biodiverso de espécies nativas com fins econômicos, plantio homogêneo de espécies nativas e plantio consorciado de espécies nativas e exóticas em reservas legais; e sistemas agroflorestais.
Entre os programas e linhas de crédito do BNDES voltados para restauração ecológica e economia florestal, destacam-se o Programa Fundo Nacional de Mudança do Clima (Fundo Clima), o BNDES Finem – Recuperação e Conservação de Ecossistemas e Biodiversidade e o BNDES Finem – Agropecuária. Os financiamentos com essa finalidade também podem combinar diferentes linhas, com diferentes condições.
O banco afirma estar alinhado com os avanços na implementação do novo Código Florestal e com os compromissos internacionais assumidos pelo país no Acordo de Paris.
O valor mínimo para financiamento é de R$ 3 milhões, a depender da linha, e a participação do Banco é de até 80% do projeto.
Mais informações sobre quem pode solicitar, como proceder, programas, as linhas de crédito, prazos, condições podem ser obtidas em www.bndes.gov.br/economia-florestal .
Leia Também
Leia também
Brasil pode ser líder na restauração florestal
O país iniciou a elaboração do Plano Nacional de Restauração. Corredor de Mata Atlântica no Pontal do Paranapanema é exemplo de sucesso. →
BNDES não pode repassar recursos para Belo Monte
Obras estão suspensas por determinação do Tribunal Regional Federal-DF. A multa é de R$ 500 mil por dia, caso as decisões sejam desrespeitadas. →
BNDES corta apoio a térmicas fósseis
Banco anuncia que não dará mais crédito a usinas movidas a óleo combustível e carvão mineral, reduzirá sua participação em grandes hidrelétricas e aumentará em solar e eficiência energética →
Essa é uma linha de crédito nova, ou já era parte do programa do BNDES e não havia muita propaganda sobre ela (e por isso havia pouco uso), ou já existia e agora recebeu aporte de dinheiro (permitindo mais gente tentar conseguir o empréstimo), ou… bem, basicamente, por que o programa se tornou notícia agora?