Salada Verde

Cardume de mais de 40 tubarões-martelo encanta mergulhadores em Alcatrazes

Mergulhadores registraram o raro encontro com os tubarões-martelo no último final de semana durante passeio no arquipélago, no litoral paulista

Duda Menegassi ·
21 de março de 2024
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

No último domingo, mergulhadores que passeavam no arquipélago de Alcatrazes, no litoral paulista, tiveram uma grata surpresa ao avistarem um cardume com mais de 40 tubarões-martelo. Somente a presença da espécie, que já é considerada rara, seria o suficiente para comemorar, mas o fato de tratar-se de um cardume tão grande animou os especialistas e a equipe das duas unidades de conservação federais que protegem o arquipélago. As imagens dos tubarões foram divulgadas pelo ICMBio nesta quarta-feira (20).

Tubarão-martelo em Alcatrazes. Imagens: Octavio Campos Salles

Os vídeos foram feitos por um grupo composto por moradores de Ilhabela, enquanto praticavam mergulho livre no arquipélago junto com uma operadora turística, acompanhados por dois monitores do ICMBio. 

Por se tratar de um predador de topo, a presença do tubarão-martelo é considerado um bom indicativo da qualidade do ambiente marinho. “Para que estas espécies ocorram em determinados locais, todo o ambiente precisa estar em equilíbrio e abundância de outros peixes, que servem de alimento.  Esse aumento expressivo destas espécies no arquipélago se deve ao fortalecimento das estratégias de fiscalização do ICMBio Alcatrazes no local, com consequente redução da pesca. Isso nos mostra que estas estratégias vêm sendo efetivas para a conservação e proteção da biodiversidade marinha das unidades presentes no Arquipélago de Alcatrazes”, explica a chefe do ICMBio Alcatrazes, Thais Rodrigues.

Alcatrazes é considerado por especialistas como o único ponto no Brasil em que a espécie pode ser vista em quantidade. E ao contrário do imaginário popular, o tubarão-martelo (Sphyrna spp.) é reconhecidamente inofensivo e não representa ameaça aos seres humanos.

O arquipélago é protegido por duas unidades de conservação (UCs) de proteção integral: o Refúgio de Vida Silvestre de Alcatrazes, com 67,4 mil hectares, e a Estação Ecológica Tupinambás, com 2,4 mil hectares. Ambas as UCs, localizadas no litoral norte do estado de São Paulo, funcionam em conjunto através do Núcleo de Gestão Integrada Alcatrazes. 

A visitação pública e mergulho no Refúgio de Alcatrazes é feita apenas com empresas e condutores autorizados pelo ICMBio.

  • Duda Menegassi

    Jornalista ambiental especializada em unidades de conservação, montanhismo e divulgação científica.

Leia também

Salada Verde
21 de junho de 2023

Barbatanas de 10 mil tubarões mutilados serviriam sopas na Ásia

Órgãos federais apontam que a apreensão foi a maior do gênero no mundo e envolveu empresas exportadoras de Santa Catarina

Reportagens
27 de novembro de 2023

Primeiro diagnóstico marinho-costeiro nacional pretende resgatar o Oceano da invisibilidade

O documento inédito revela a importância do patrimônio marinho-costeiro para o país, através da união de pesquisa científica e conhecimento tradicional

Notícias
12 de setembro de 2017

ICMBio oficializa abertura de Alcatrazes ao turismo

Ministro do Meio Ambiente assinará na quarta-feira portaria que regulamenta a atividade no arquipélago. Refúgio completou um ano no mês passado

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 1

  1. Danielle diz:

    Maravilhoso registro destes tubarões no Refúgio!! Parabéns aos mergulhadores e aos servidores de ICMBio pelo lindo trabalho! Lembrando que os ultimos estão lutando pela reestruturação da carreira, muito justo!!