Salada Verde

Confira o resultado do concurso de fotografia “O Rio Branco é nosso patrimônio”

As vinte fotografias de pontuações mais altas por categoria foram compartilhadas pelo Fórum de Energias Renováveis de Roraima. Conheça as vencedoras

Bruna Martins ·
11 de janeiro de 2022
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Durante os meses de novembro e outubro de 2021, o Instituto Socioambiental – ISA, Fórum de Energias Renováveis de Roraima e Associação Roraimense de Fotografia – Afotorr, filiada à CONFOTO, realizaram o concurso de fotografia “O Rio Branco é nosso patrimônio”, que busca homenagear o maior rio do estado de Roraima, por sua riqueza natural, paisagística, científica e cultural, além de buscar a conscientização para sua preservação como patrimônio vital da região amazônica. O concurso, de inscrição gratuita, recebeu trabalhos de fotógrafos de todo Brasil, desde que a imagem fosse capturada no decorrer do Rio Branco e de suas margens. No dia 7 de janeiro, o Fórum de Energias Renováveis compartilhou as 20 fotos de pontuações mais altas por categoria, que inclui os vencedores. O fotógrafo Tiago Orihuela foi destaque, sendo classificado em todas as categorias.

1º lugar: Ribeirinho no baixo Rio Branco em Roraima. Foto: Tiago Orihuela.

O concurso foi separado em três categorias, com três colocações em cada: a primeira categoria é “Livre”, onde foram aceitas fotografias independentemente de sua temática; os vencedores foram Tiago Orihuela, autor de “Ribeirinho no baixo rio Branco em Roraima” (1º lugar); Mario Luiz Grande Turco, autor de “Bucólico” (2º lugar); e Suzana Vieira, autora de “Amanhecer dos ribeirinhos” (3º lugar).

2º lugar na categoria Manifestações Culturais. Sustento. Foto: Eder Rodrigues.

A segunda categoria é “Manifestação Cultural”, onde o foco são as diversas formas de expressão que o ser humano adota para revelar sua cultura, seja por meio de celebrações, culinário, danças e etc. Tiago Orihuela também foi o primeiro colocado nesta categoria, com a foto “Ribeirinhos no baixo rio Branco em Roraima”; Eder Rodrigues, com “Sustento” ficou em segundo e George Amaro, com a foto “Velejando ao sol”, em terceiro.

1º lugar na categoria Natureza Geral: Brincando em família. Foto: Roberto Carlos Caleffi.

A última categoria é a “Natureza em Geral”, onde eram aceitas imagens da fauna livre, animais em geral, paisagens naturais sem presença ou interferência humanas e etc. O fotógrafo Roberto Caleffi, autor de “Brincando em família”, venceu a categoria. Nesta, Tiago Orihuela ficou em segundo, com “Trinta-réis-grande (Phaetusa simplex Gmel)” e, em terceiro, Victor Mattioni com “No Princípio”.

Além das três categorias, ainda tinha o prêmio especial do júri, que seria concedida a uma fotografia que se destacasse por seu valor narrativo, desde que não tenha sido premiada em sua respectiva categoria. O vencedor foi Helinaldo Germano, com “Rastro da Vida”. Explore as imagens aqui.

  • Bruna Martins

    Jornalista em formação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Leia também

Salada Verde
19 de julho de 2020

Imagem de pescadores artesanais ganha concurso da Oceana

Clique de Chico Rasta ganhou o primeiro lugar no I Concurso de Fotografia da ONG, que teve como tema "Meu lar é o mar: retratos da vida nos oceanos" 

Salada Verde
14 de março de 2021

Instituto do Meio Ambiente de Alagoas lança concurso de fotografia ambiental

Com R$ 12 mil em prêmios, a quinta edição da competição fotográfica terá categoria especial para mulheres. Saiba como participar 

Salada Verde
12 de agosto de 2021

Concurso de fotos abre inscrições para fotógrafos de natureza de todo mundo

O concurso global promovido pela organização internacional The Nature Conservancy premiará fotografias nas categorias Pessoas e Natureza, Paisagem, Água e Vida Selvagem

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta