Os dias mais quentes que o planeta Terra já teve foram registrados esta semana por agência meteorológica americana. Desde o último sábado (1º), ela vem subindo, com recordes na temperatura média global a partir de segunda-feira. Na quinta-feira (6), a temperatura do planeta atingiu 17.23 ºC. A média para o dia é de 16.22 ºC.
Os números são os maiores da série histórica do Climate Change Institute, iniciada em 1979. O Instituto faz parte da Universidade de Maine e é responsável por medições diárias da temperatura global, diferente da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA), que faz medições mensais e anuais.
Em fala no Conselho de Segurança esta semana, o secretário-geral da ONU, António Guterres, disse que a situação que estamos vivenciando está “fora de controle”, reporta o britânico The Guardian.
“Se persistirmos em adiar medidas fundamentais que são necessárias, penso que estamos caminhando para uma situação catastrófica, como demonstram os dois últimos recordes de temperatura”, disse António Guterres, em referência aos recordes mundiais batidos na segunda e terça-feira.
É consenso entre cientistas do IPCC, o painel científico da ONU para mudanças climáticas, que a mudança climática está atingindo um território desconhecido. A situação é agravada pela chegada do fenômeno El Niño, que traz temperaturas mais altas e clima mais seco.
Segundo a Organização Meteorológica Mundial, junho já havia sido de calor recorde. Em comunicado divulgado ontem (6), a organização divulgou que, no último mês, a temperatura na superfície do oceano e a redução da camada de gelo na Antártida também foram as maiores já registradas.
Leia também
Resex do Marajó alia tecnologia à conservação para proteger biodiversidade
Iniciativa da IUCN e empresa chinesa monitora indicadores das mudanças climáticas na Resexmar de Soure, para melhorar adaptação local à crise do clima →
Duas espécies de peixes das nuvens são descobertas no litoral de São Paulo
Peixes foram identificados a partir de análises de DNA de mais de 70 exemplares depositados em coleções científicas →
Amazonas é o estado brasileiro com maior número de primatas – veja o ranking!
Com 151 espécies, o Brasil possui a maior diversidade de primatas do mundo e ((o))eco listou quais estados levam o país pro topo desse ranking →




