Salada Verde

Em semana de recorde de calor planetário, ONU diz que mudança climática está “fora de controle”

Se nada for feito, planeta vai caminhar para uma situação catastrófica, diz António Guterres, secretário-geral das Organização das Nações Unidas

Cristiane Prizibisczki ·
7 de julho de 2023 · 2 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Os dias mais quentes que o planeta Terra já teve foram registrados esta semana por agência meteorológica americana. Desde o último sábado (1º), ela vem subindo, com recordes na temperatura média global a partir de segunda-feira. Na quinta-feira (6), a temperatura do planeta atingiu 17.23 ºC. A média para o dia é de 16.22 ºC.

Os números são os maiores da série histórica do Climate Change Institute, iniciada em 1979. O Instituto faz parte da Universidade de Maine e é responsável por medições diárias da temperatura global, diferente da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA), que faz medições mensais e anuais.

Em fala no Conselho de Segurança esta semana, o secretário-geral da ONU, António Guterres, disse que a situação que estamos vivenciando está “fora de controle”, reporta o britânico The Guardian.

“Se persistirmos em adiar medidas fundamentais que são necessárias, penso que estamos caminhando para uma situação catastrófica, como demonstram os dois últimos recordes de temperatura”, disse António Guterres, em referência aos recordes mundiais batidos na segunda e terça-feira.

É consenso entre cientistas do IPCC, o painel científico da ONU para mudanças climáticas, que a mudança climática está atingindo um território desconhecido. A situação é agravada pela chegada do fenômeno El Niño, que traz temperaturas mais altas e clima mais seco.

Segundo a Organização Meteorológica Mundial, junho já havia sido de calor recorde. Em comunicado divulgado ontem (6), a organização divulgou que, no último mês, a temperatura na superfície do oceano e a redução da camada de gelo na Antártida também foram as maiores já registradas.

  • Cristiane Prizibisczki

    Jornalista com quase 20 anos de experiência na cobertura de temas como conservação, biodiversidade, política ambiental e mudanças climáticas. Já escreveu para UOL, Editora Abril, Editora Globo e Ecosystem Marketplace e desde 2006 colabora com ((o))eco. Adora ser a voz dos bichos e das plantas.

Leia também

Reportagens
18 de dezembro de 2025

Resex do Marajó alia tecnologia à conservação para proteger biodiversidade

Iniciativa da IUCN e empresa chinesa monitora indicadores das mudanças climáticas na Resexmar de Soure, para melhorar adaptação local à crise do clima

Salada Verde
18 de dezembro de 2025

Duas espécies de peixes das nuvens são descobertas no litoral de São Paulo

Peixes foram identificados a partir de análises de DNA de mais de 70 exemplares depositados em coleções científicas

Reportagens
18 de dezembro de 2025

Amazonas é o estado brasileiro com maior número de primatas – veja o ranking!

Com 151 espécies, o Brasil possui a maior diversidade de primatas do mundo e ((o))eco listou quais estados levam o país pro topo desse ranking

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.