Salada Verde

Encontro gratuito debate o Jornalismo Ambiental no Brasil

Nos dias 27 e 28 de setembro ocorrerá de forma online e gratuita o 5o ENPJA, com a proposta de debater futuros possíveis para jornalismo e ambientalismo no país

Marcio Isensee e Sá ·
20 de setembro de 2022 · 2 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

O jornalismo ambiental já é considerado no Brasil uma área de especialização do fazer jornalístico. Afinal, se tomarmos como principal marco inaugural para a atenção da imprensa às questões ambientais a Conferência RIO 92, já são 30 anos de estrada, com a incorporação das pautas ambientais em veículos de imprensa e o surgimento de um ecossistema de veículos independentes que pautam as temáticas ambientais.

E para pensar o futuro e desafios do jornalismo ambiental, uma das organizações mais antigas da área, o Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul (NEJ/RS), fundado em 1990, realiza o 5o Encontro Nacional de Pesquisadores de Jornalismo Ambiental, único evento no Brasil que reúne pesquisadores dedicados aos estudos de jornalismo e ambiente. 

“A ideia do evento é pensar que futuros são possíveis para o ambientalismo e o jornalismo, dentro de uma ideia de estruturação numa era pós-Bolsonaro, da reconstrução da pauta ambiental no país, de legislação, relação com povos originários e com a própria imprensa”, explica Ilza Maria Tourinho Girardi, líder do Grupo de Pesquisa em Jornalismo Ambiental (UFRGS/CNPq) que co-organiza o evento. A pesquisadora explica também que o encontro começou a ser realizado em 2007, dentro do Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental, como uma mostra científica.

Entre os dias 27 e 28 de setembro, jornalistas e ambientalistas convidados irão debater temas como o desmonte ambiental no Brasil, o papel das redes de pesquisas e até uma perspectiva latino-america da academia. “A finalidade é criar um referencial teórico para a cobertura jornalística”, afirma Ilze, “no Brasil, a disciplina de Jornalismo Ambiental ainda não é obrigatória nos cursos de graduação mas, embora meio ambiente seja um tema transversal, a disciplina é muito importante na formação destes estudantes e esses encontros podem trazer para a academia, cursos e coordenadores o alerta sobre essa necessidade. Mas é fundamental ter uma pressão para que isso mude”. A programação do encontro conta com a presença de quinze pesquisadores e jornalistas, distribuídos em 4 mesas temáticas que ocorrerão ao longo dos dois dias de evento.

As inscrições para o encontro são gratuitas e podem ser feitas através deste link.  A iniciativa conta com apoio do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRGS, do Curso de Jornalismo da UFSM/FW e do Curso de Jornalismo da Uniritter/POA.

  • Marcio Isensee e Sá

    Marcio Isensee e Sá é fotógrafo e videomaker. Seu trabalho foca principalmente na cobertura de questões ambientais no Brasil.

Leia também

Salada Verde
24 de maio de 2022

O papel da Amazônia nas próximas eleições é tema de debate online

Miriam Leitão, Caio Pompeia e Mônica Sodré participam de Mesa Aberta promovida pelo site ((o))eco na próxima quinta-feira. Evento é aberto ao público

Vídeos
11 de abril de 2022

Seminário Biodiversidade em Pauta | Mesa 1

Por que e como falar de biodiversidade

Reportagens
2 de setembro de 2020

Quem foi Randau Marques, o pioneiro do jornalismo ambiental no Brasil?

Ele fundou a SOS Mata Atlântica, estimulou o tombamento da Serra do Mar e mudou o cenário da cidade que um dia foi considerada a mais poluída do mundo e deixou saudades

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.