Salada Verde

Exposição imersiva sobre crise climática chega ao Rio

Exposição gratuita do Coral Vivo reúne experiências sensoriais e conteúdos científicos para mostrar como a crise climática já afeta oceanos, ecossistemas e sociedade

Karina Pinheiro ·
9 de março de 2026
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

A exposição “Mudamos o Clima, Agora o Clima Muda Tudo”, idealizada pelo Projeto Coral Vivo, chega ao centro cultural Futuros – Arte e Tecnologia, no Rio de Janeiro, a partir de 6 de março, propondo uma experiência imersiva sobre os impactos das mudanças climáticas. A mostra, gratuita e aberta ao público até 26 de abril, combina arte, ciência e tecnologia para aproximar visitantes dos efeitos da crise climática sobre oceanos, ecossistemas terrestres e modos de vida. A iniciativa já havia atraído mais de 35 mil pessoas durante sua passagem por Belém, na programação paralela da COP30.

Com cerca de 150 m² de instalações, a exposição reúne vídeos, esculturas, painéis interativos e experiências em realidade virtual que explicam fenômenos como efeito estufa, aquecimento global e eventos extremos. O percurso também aborda causas da crise climática, como emissões de gases de efeito estufa, desmatamento e padrões de consumo, e destaca desigualdades entre países mais responsáveis pelas emissões e aqueles mais vulneráveis aos impactos do clima.

Na etapa final, a mostra apresenta possíveis caminhos de enfrentamento, incluindo restauração ecológica, transição energética e participação social. Entre os elementos simbólicos estão um mapa-múndi coberto por musgo vivo e uma estufa com centenas de mudas nativas, convidando o público a refletir sobre o papel coletivo na resposta à crise climática. A iniciativa é realizada pelo Projeto Coral Vivo em parceria com redes de pesquisa e instituições científicas, com patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

Serviço:

Exposição “Mudamos o Clima, Agora o Clima Muda Tudo” 

Local: Futuros – Arte e Tecnologia – Galeria 2

Endereço: Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo, Rio de Janeiro – RJ, 22220-040 

Data: De 6 de março a 26 de abril de 2026

Horários: Quarta a domingo, das 11h às 20h 

Entrada: Gratuita 

Classificação: Livre 

Duração da visita: Aproximadamente 45 minutos 

Hashtag oficial: #OClimaMudaTudo

Instagram: @projetocoralvivo 

Para agendar monitoria, enviar email para [email protected]

Acesso:

Não há estacionamento para carros ou bicicletas no local. A melhor opção é transporte público.

Metrô: Estações Largo do Machado (280 m) e Catete (500 m).

Ônibus: várias linhas são adequadas para acesso ao local. Em especial, buscar aquelas que passam pelo Largo do Machado ou pela Praia do Flamengo.

  • Karina Pinheiro

    Jornalista formada pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), possui interesse na área científica e ambiental, com experiência na área há mais de 2 anos.

Leia também

Notícias
28 de julho de 2014

Coral Vivo consegue espaço para construir um museu do mar

Terreno de 18 mil metros quadrados foi cedido pela prefeitura. Instituto começa a etapa de levantar fundos para a construção da atração

Fotografia
14 de março de 2019

Concurso Coral Vivo de fotografia subaquática reúne os melhores na Bahia

Evento será realizado no Parque Natural Municipal do Recife de Fora, em Porto Seguro, pretende através de fotos, sensibilizar o público para os problemas climáticos

Notícias
19 de agosto de 2019

Coral Vivo lança livro que descreve recifes do Brasil nos anos 60

Obra baseada na tese de doutorado do francês Jacques Laborel foi traduzida e teve os dados atualizados. Lançamento ocorreu na Embaixada da França, no Rio

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.