Trazer outra visão sobre meio ambiente, ecologia e sustentabilidade e mostrar que as favelas e periferias produzem projetos dentro dessas pautas é a ideia do documentário Voz Ecoa. O curta metragem será lançado no dia 11 de maio, às 14h30, na Casa Voz, Rua Engenheiro Manoel Segurado, 228, no Complexo do Alemão, zona norte do Rio de Janeiro. Após a exibição do filme, haverá um bate papo com o jornalista André Trigueiro.
Nos rápidos 15 minutos de filme, conheceremos o ECOMaré, um projeto que além de realizar reciclagem, atua em trabalhos de revitalização de espaços afetados pelo lixo, e ainda promovem debates sobre meio ambiente no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro — conglomerado de comunidades localizado à margem da Baía de Guanabara e da Avenida Brasil –, pegando os bairros que vão de Manguinhos à Penha.
O Voz Ecoa nos mostrará como ações simples mudam hábitos e despertam interesses, como aconteceu com Juliana Oliveira, uma das criadoras do ECOMaré, que ao ver a avó colocar óleo de cozinha dentro de uma garrafa PET para não despejar na pia, despertou o interesse pelas pautas ambientais.
Horta comunitária e trabalho de reciclagem são exemplos de projetos apresentados ao telespectador reforçando a ideia de que nas comunidades cariocas meio ambiente vai além de saneamento básico.
Parceria com a PUC-Rio
O Voz Ecoa é fruto de uma parceria entre a Voz das Comunidades — grupo que reúne jovens repórteres para mostrar a favela a partir do ponto de vista de quem mora nela –, e a Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio), que ficou com a parte da gravação e de todo o trabalho de campo. A coordenadora da equipe de colunistas do Voz das Comunidades, Gabi Coelho, orientou cada detalhe do projeto.
Os alunos de Comunicação Social e Cinema da PUC-Rio procuraram a equipe do Voz para a criação de um projeto audiovisual sobre pautas comunitárias e foi aí que a sugestão de Gabi Coelho foi acolhida. Gabi sugeriu o tema Meio Ambiente e Sustentabilidade. O ECOMaré foi escolhido para representar e mostrar como os projetos de favelas são potentes e melhoram a realidade dos territórios em que estão localizadas.
“Quando surgiu a oportunidade desta parceria com a Empresa Júnior da PUC, avaliei que seria oportuno abordar questões ambientais e mostrar que tem sustentabilidade nas favelas, que moradores de favelas também empreendem iniciativas sustentáveis”, afirma Gabi Coelho.
Serviço
Lançamento do Documentário Voz Ecoa
Quando: Dia 11 de maio, às 14h30
Onde: Na Casa Voz – Rua Engenheiro Manoel Segurado, 228 – Complexo do Alemão, Rio de Janeiro.
Quanto: Entrada franca
Contato para mais informações: Gabi Coelho (31) 99770-6094
Leia Também
Leia também
Favelas, hora de dar a volta por cima
A favelização do Rio de Janeiro e de boa parte das cidades brasileiras continua avançando. Mas a queda do crescimento da população tira o impulso do fenômeno. →
Favelas são ecológicas
Em novo livro, Stewart Brand, ecólogo e futurista americano faz manifesto `ecopragmático' e defende a urbanização e mesmo as favelas como parte da solução para combinar prosperidade e economia verde. →
Documentário sobre natureza está disponível no Youtube
Baseado no livro do professor de Ecologia da UFRJ, Fernando Fernandez, “O Poema Imperfeito” propõe questionamento sobre a interferência do homem no meio ambiente →