Salada Verde

Festival Internacional de cinema socioambiental promove ações educativas em escolas

Com o foco em temas voltados para a gestão e uso da água, o evento Planeta.doc começa com uma mostra cinematográfica nesta sexta-feira

Júlia Mendes ·
1 de março de 2024
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

A nona edição do Festival Internacional de Cinema Socioambiental (Planeta.doc) iniciará nesta sexta-feira (1) ações educativas voltadas para o ensino fundamental e médio. O evento terá a abertura da Mostra Cinematográfica Planeta Água, focada na questão da água e do saneamento no Brasil e tem acesso gratuito.  

Com patrocínio exclusivo da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), a iniciativa busca conscientizar alunos do ensino fundamental II e ensino médio sobre o uso da água, considerando os impactos da escassez, do desaparecimento de nascentes e rios, do aumento da poluição da água e dos problemas relacionados ao saneamento, das mudanças climáticas, entre outros.

A proposta é permitir a formação de crianças e jovens na temática sobre a água, utilizando filmes como estratégia de sensibilização e de promoção do conhecimento. Nesta edição, os professores poderão utilizar filmes como ferramenta de educação, por meio da plataforma streaming Planeta na Escola. “A plataforma Planeta na Escola busca desenvolver e consolidar um processo contínuo de educação socioambiental, tendo o cinema como ferramenta central de educomunicação e a articulação entre cultura e educação como estratégia fundamental de incidência”, destaca a diretora do Festival, Mônica Linhares.

A plataforma permite aos professores compartilhar suas próprias práticas pedagógicas e colaborar com outros docentes em projetos, ideias e soluções aplicadas em sala de aula. A interface desenhada gera um perfil personalizado através do qual cada professor pode acessar o conteúdo, visualizar os filmes e interagir com os recursos pedagógicos disponíveis, além de compartilhar arquivos – textos, fotos e vídeos – adaptando o processo de comunicação online aos seus interesses. 

Neste ano, a Plataforma Planeta na Escola também está promovendo o concurso audiovisual, “Um minuto para mudar o mundo”, que estimula os estudantes a realizarem filmes de até um minuto de duração com a temática Água. Professores, escolas e Secretarias de Educação interessadas em acessar o conteúdo e participar das atividades podem se cadastrar aqui

“Contribuir para o fomento de projetos de caráter socioambiental, que estimulem a participação de jovens na cultura do cuidado e de boas práticas dos recursos hídricos, são iniciativas que estão totalmente alinhadas ao planejamento estratégico institucional da Agência e que cumprem com a missão maior da instituição, que é garantir a segurança hídrica no país”, disse o diretor-presidente interino da ANA, Filipe Sampaio.As ações educativas finalizam em 15 de abril, com a realização do Planeta Doc Conferência Terra, Planeta Água, em formato online. O evento reunirá cientistas e cineastas para um debate público sobre a água, voltado aos alunos de ensino médio e universidades.

  • Júlia Mendes

    Estudante de jornalismo da UFRJ, apaixonada pela área ambiental e tudo o que a envolve

Leia também

Notícias
10 de julho de 2023

Mostra de cinema apresenta a amazônia do passado e do presente

Obra do cineasta Adrian Cowell das décadas de 1980 e 90 estarão em debate junto a documentários contemporâneos. ((o))eco participa com a exibição de Sob a Pata do Boi (2018)

Salada Verde
11 de dezembro de 2023

Jornalista lança ebook de incentivo à cultura oceânica em sala de aula

Livro tem como público-alvo professores, coordenadores pedagógicos e toda a comunidade escolar. Objetivo é facilitar a introdução do ensino sobre a vida marítima

Vídeos
9 de dezembro de 2023

Crianças aprendem sobre cultura oceânica em Santos (SP)

Leis municipais e projetos pelo Brasil estão promovendo o ensino sobre oceano dentro do currículo escolar no ensino fundamental

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.