Salada Verde

Filhote de Baleia Jubarte é encontrado morto na Bahia

Localizado por bombeiros na praia do Prado, cetáceo estava em avançado estado de decomposição. Equipe do Projeto Baleia Jubarte não conseguiu definir a causa da morte

Sabrina Rodrigues ·
3 de setembro de 2018 · 6 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
O filhote de baleia jubarte foi encontrado na praia do Prado (BA) em avançado estado de decomposição e predação. Foto: Projeto Baleia Jubarte.

 

Uma equipe do corpo de bombeiros encontrou, no domingo (02), um filhote de baleia jubarte morto nas proximidades do local conhecido como Barraca 51, na praia do município de Prado, sul da Bahia. O animal foi retirado da praia na tarde desta segunda-feira (03).

A equipe do Projeto Baleia Jubarte foi até o local. Não houve como determinar o sexo do animal, já que o corpo estava em avançado estado de decomposição.

Os profissionais do Projeto não conseguiram chegar a nenhuma conclusão sobre o que causou a morte do animal. O Projeto Baleia Jubarte — Instituto localizado na Bahia que trabalha na conservação de espécies marinhas — afirma que só foram notificados do ocorrido hoje de manhã.

A baleia jubarte (Megaptera novaeanglia) é um mamífero marinho da ordem dos cetáceos. Os machos da espécie medem de 15 a 16 metros, enquanto as fêmeas, de 16 a 17 metros. O peso médio é de aproximadamente 40 toneladas. O Megaptera novaeanglia se reproduz ao longo da costa nordeste do Brasil, tendo como o maior berço reprodutivo do Atlântico Sul, o arquipélago de Abrolhos.

 

Leia Também

Primeiro registro de jubarte encalhada em 2012

População de Baleia Jubarte continua crescendo

Do alto, pesquisadores realizarão o Censo da baleia Jubarte

 

  • Sabrina Rodrigues

    Repórter especializada na cobertura diária de política ambiental. Escreveu para o site ((o)) eco de 2015 a 2020.

Leia também

Notícias
13 de agosto de 2015

Do alto, pesquisadores realizarão o Censo da baleia Jubarte

O mapeamento será realizado com a ajuda de um bimotor. A 500 pés de altitude, pesquisadores identificarão Jubartes e outros cetáceos.

Notícias
6 de setembro de 2016

População de Baleia Jubarte continua crescendo

O número de nascimento dos mamíferos poderá chegar a até 2 mil filhotes esse ano, contribuindo para a recuperação da espécie.

Notícias
26 de julho de 2012

Primeiro registro de jubarte encalhada em 2012

Avistada por um turista, a baleia, um macho jovem, apareceu morta no Parcel das Pareces, um conjunto de recifes perto do litoral baiano.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.