Salada Verde

Gato-maracajá é fotografado pela 1ª vez em área protegida no estado do Rio

O registro, considerado raro, foi feito na Estação Ecológica de Guaxindiba, no norte fluminense, por guarda-parques do Inea-RJ

Duda Menegassi ·
13 de outubro de 2022 · 2 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

De hábitos noturnos e solitários, o gato-maracajá (Leopardus wiedii) não é um bicho fácil de avistar, muito menos de fotografar. Por isso, guarda-parques do Instituto Estadual do Ambiente (Inea-RJ) comemoraram a primeira foto tirada do animal, visto na Estação Ecológica de Guaxindiba, no norte fluminense. 

O felino já havia sido registrado cinco anos antes por armadilhas fotográficas instaladas na área protegida, mas foi visto pessoalmente pela primeira vez apenas na última semana. A foto inédita (e que ilustra essa notícia) foi tirada por guarda-parques na última quarta-feira (5) durante uma ação de educação ambiental dentro da Estação Ecológica. 

A espécie tem uma ocorrência ampla no Brasil, muito associada a áreas de floresta, como a Mata Atlântica. A perda e fragmentação das florestas é uma das principais razões pela qual o gato-maracajá é considerado Vulnerável ao risco de extinção pela lista nacional de espécies ameaçadas, elaborada pelo ICMBio.

A Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba foi criada em 2002 e abrange uma área de 3.260 hectares no município de São Francisco de Itabapoana, região de baixada litorânea.

  • Duda Menegassi

    Jornalista ambiental especializada em unidades de conservação, montanhismo e divulgação científica.

Leia também

Análises
16 de agosto de 2022

Vacinar cães para proteger gatos do mato

As campanhas de vacinação realizadas até aqui incluíram a imunização de mais de 1200 animais contra doenças reconhecidas como ameaças diretas para felinos silvestres, como cinomose e parvovirose

Notícias
20 de julho de 2020

Após se abrigar em árvore, onça-parda é solta na Rebio do Tinguá, em Nova Iguaçu

Macho, jovem e saudável, suçuarana é solta após passar uma noite na base do ICMBio na Reserva Biológica do Tinguá. Soltura foi deixar a porta aberta

Salada Verde
23 de agosto de 2022

Município do Rio de Janeiro tem mais de 520 espécies ameaçadas de extinção

Lista, divulgada nesta segunda (22), atualiza espécies da fauna e flora do município ameaçadas, após um hiato de 22 anos, e garante proteção para espécies sob risco de extinção

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 3

  1. Miriam Aparecida da Silveira diz:

    Parar com politicagem barata! Há de se proteger o meio ambiente independente de partidos políticos e candidatos. A Natureza É a Vida para todos ! O que respiramos, bebemos , comemos para existir. Ser humano ou animal, existem para cumprir um papel em conjunto com a Natureza. Não para destruir, uns aos outros. Não tem justificativa! Nem tem preço!
    Difícil entender???


  2. José Antonio Brito Lima diz:

    Parabéns aos envolvidos neßa ação de proteção a fauna e a flora Brasileira. Sou apaixonado por fotografia em especial as de natureza.
    ..


    1. Miriam Aparecida da Silveira diz:

      Sou apaixonada pela natureza e tudo que nela existe! Por qualquer forma que enaltece , denúncia e reverência !