Salada Verde

Município do Rio de Janeiro tem mais de 520 espécies ameaçadas de extinção

Lista, divulgada nesta segunda (22), atualiza espécies da fauna e flora do município ameaçadas, após um hiato de 22 anos, e garante proteção para espécies sob risco de extinção

Duda Menegassi ·
23 de agosto de 2022 · 2 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

A prefeitura do Rio de Janeiro publicou, nesta segunda-feira (22), a atualização das listas da fauna e flora ameaçadas de extinção no município. Ao todo, são 522 espécies, sendo 174 animais e 348 plantas. A divulgação da lista ocorre após um hiato de 22 anos do último levantamento que havia sido feito no Rio. As espécies classificadas como ameaçadas ficam protegidas de modo integral, incluindo, “entre outras medidas, a proibição de captura, transporte, guarda, manejo, beneficiamento e comercialização”. Fica permitido apenas o manejo e captura com fins científicos e de conservação, mediante autorização prévia da Secretaria de Meio Ambiente.

A listagem foi divulgada pela Secretaria Municipal do Ambiente e Clima (SMAC) para dar continuidade ao que foi estabelecido pelo decreto nº 49.374/21, que criou o Programa de  Proteção e Conservação da Fauna Silvestre e o Programa de Conservação da Flora Nativa e estabeleceu que as listas de espécies ameaçadas devem ser divulgadas e atualizadas a cada cinco anos.

Os programas têm como objetivos: elaborar o arcabouço teórico e operacional (diretrizes, projetos e ações específicas no âmbito de pesquisa, conservação, manejo e gestão), visando à conservação de populações viáveis de espécies nativas da fauna e da flora do Município do Rio de Janeiro; criar, regulamentar e manter um Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS); elaborar e atualizar periodicamente os Planos de Ação Municipais – PAM, para conservação da fauna e flora ameaçadas de extinção com ações in situ (na natureza) e ex situ (cativeiro); e monitorar a implantação dos PAM e do estado de conservação das espécies.

De acordo com nota divulgada pela SMAC, para acompanhar a execução dos programas foi criada uma comissão composta por pesquisadores e especialistas da área em outros órgãos, como o Instituto de Pesquisas Jardim Botânico.

“A divulgação desse importante levantamento, depois de mais de duas décadas, é uma vitória para a Prefeitura. Os técnicos da SMAC foram incansáveis e, agora, vamos seguir somando forças e traçando os melhores planos de ação para a preservação dessas espécies e a consequente redução dessas listas”, destaca o secretário do Ambiente e Clima e vice-prefeito do Rio, Nilton Caldeira. A última listagem de fauna e flora ameaçada no Rio de Janeiro havia sido divulgada em 2000.

Entre as espécies Criticamente Em Perigo de extinção aparecem animais endêmicos como a lagartixa-da-praia (Liolaemus lutzae Mertens), que ocorre apenas no estado do Rio, restrito às restingas entre a Marambaia e Cabo Frio. A onça-parda (Puma concolor), cujo retorno tem sido registrado no município, foi classificada como Vulnerável.

O bugio-ruivo (Alouatta guariba clamitans), espécie que está sendo reintroduzida no Parque Nacional da Tijuca por iniciativa da ONG Refauna, foi classificado como Vulnerável.

A lista da fauna também traz espécies já consideradas extintas na natureza no município do Rio de Janeiro, como a jacutinga (Aburria jacutinga) e o gavião-de-penacho (Spizaetus ornatus).

Com relação à flora, destacam-se espécies emblemáticas como palmito juçara (Euterpe edulis), classificada como Vulnerável, o pau-brasil (Paubrasilia echinata) e o jequitibá-rosa (Cariniana legalis), ambas sob status de Em Perigo de extinção.

A espécie de arbusto Funifera Insulae Nevling, reencontrada em 2021, na ilha de Paquetá, depois de 23 anos sem registros, foi classificada como Criticamente Em Perigo.

  • Duda Menegassi

    Jornalista ambiental especializada em unidades de conservação, montanhismo e divulgação científica.

Leia também

Reportagens
4 de outubro de 2021

O retorno das onças-pardas ao município do Rio de Janeiro

Com seis registros confirmados nos últimos 15 anos, a onça-parda, que já foi considerada extinta no município carioca, está de volta nos dois maiores maciços florestais da cidade

Salada Verde
11 de junho de 2021

Técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente do Rio encontram arbusto raro

Espécie é considerada criticamente ameaçada de extinção e o último registro ocorreu em 1997. Achado ocorreu durante incursão no Morro do Vigário, na Ilha de Paquetá

Notícias
8 de julho de 2022

Expedição científica em ilha carioca traz dados inéditos sobre fauna e flora

Pesquisadores passaram três dias no topo da Ilha Redonda, no arquipélago das Cagarras, e fizeram levantamento inédito de mamíferos, além dos registros de duas novas plantas

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 1

  1. Amanda Lavareda diz:

    esses fungos se reproduzem como?