Salada Verde

Gato-mourisco é fotografado na Floresta Nacional de Passo Fundo

Espécie ameaçada foi vista em Unidade de Conservação do Rio Grande do Sul. Essa é a primeira vez que o animal é visto no interior da área protegida

Daniele Bragança ·
28 de outubro de 2015 · 7 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Gatomourisco-2710-fill-650x457
De acordo com o ICMBio, o Gato-Mourisco é avaliado como vulnerável e, portanto, está na lista vermelha de espécies ameaçadas. Foto: Amanda Perin Marcon.

O ameaçado gato-mourisco (Puma Yagouaroundi) foi fotografado na Floresta Nacional (Flona) de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul. O felino estava caminhando numa estrada interna da unidade de conservação quando foi flagrado pela estudante Amanda Perin Marcon, do curso de Ciências Biológicas da Universidade de Passo Fundo, que não perdeu tempo e eternizou a visita do bichano.

Esta é a primeira vez que um exemplar do gato-mourisco é fotografado no interior da Flona de Passo Fundo. Segundo pesquisadores, o animal ocorre na região Sul do Brasil, em especial no Rio Grande do Sul, porém em quantidade muito baixa, principalmente em decorrência da perda e fragmentação de seu habitat e da ação de caçadores.

*Com informações da Assessoria de Imprensa do ICMBio.

 

Leia Também
Gato-mourisco é atropelado e morre na Rodovia das Cataratas
Gato no quintal é para os fracos, na Índia eles têm leopardo
Filhote de suçuarana é adotado pelo centro de animais da Unesp

 

 

 

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Notícias
26 de fevereiro de 2013

Filhote de suçuarana é adotado pelo centro de animais da Unesp

Filhote de suçuarana deverá ficar no centro até completar 6 meses. Após a data, seu destino será decidido pela secretaria de meio ambiente de SP.

Notícias
3 de abril de 2013

Gato no quintal é para os fracos, na Índia eles têm leopardo

Pesquisa indica presença de grandes felinos em áreas ocupadas por humanos e demonstra que leopardos e humanos podem dividir território.

Notícias
30 de abril de 2013

Gato-mourisco é atropelado e morre na Rodovia das Cataratas

Veículo estava em alta velocidade e não foi identificado. Animal morreu na hora e foi levado para o centro de pesquisas no Parque do Iguaçu

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Comentários 3

  1. Fernando diz:

    Muito se fala, se discute e pouco se age. Digo isso em relação à assuntos já batidos, como controle de organismos exóticos em unidades de conservação…


  2. paulo diz:

    Novamente a endogamia, levará a extinção, a não ser que o chicobio(icmbio), faça as suas obrigações. Com menos diagnósticos, menos protocolos engessados e mais tratamento, ações.


    1. rodrigoycastro diz:

      concordo, menos burocracia e mais poder de polícia ao icmbio