O Comitê de Enfrentamento a Eventos Climáticos e Ambientais no Amazonas passou a ser permanente a partir desta segunda-feira (27), após um decreto assinado pelo governador Wilson Lima. O grupo de trabalho será responsável por fortalecer medidas para recuperação de desastres no estado, que sofre constantemente com fenômenos extremos como cheia e seca.
Em junho do ano passado, o governador instituiu o Comitê de Enfrentamento à Estiagem do Amazonas, decretando situação de emergência em 20 municípios. Além disso, assinou na mesma data um decreto de situação de Emergência Ambiental em 22 cidades do sul do estado e Região Metropolitana de Manaus. As ações foram feitas em razão do período de vazante no estado.
Segundo informações do governo do Amazonas, o novo decreto do comitê permanente leva em consideração o contexto mundial, em decorrência de eventos climáticos e ambientais terem se tornado frequentes pela necessidade da vigilância constante dos fenômenos na região amazônica.
“Estamos montando o comitê porque o mundo começa a viver um novo normal. Nós tomamos uma série de providências para que haja uma vigilância permanente das principais secretarias e acompanhar o comportamento do período de cheia e também de estiagem, no sentido de se antecipar e evitar que principalmente nossos irmãos do interior sejam prejudicados”, afirmou o governador Wilson Lima.
Coordenado pelo governador, o Comitê Permanente será formado por 33 secretarias, órgãos e entidades estaduais, além de ser auxiliado pelo Comitê Técnico-Científico, responsável por orientar cientificamente o Comitê Permanente na tomada de decisões. O comitê em questão será responsável por tomar medidas para minimizar a ocorrência de desastres, estimular a reorganização do setor produtivo e a reestruturação econômica de áreas atingidas.

Leia também

A fumaça que cobre o Amazonas esconde seus causadores
Falta clareza sobre os responsáveis pelas queimadas e posterior punição/controle para se evitar os incêndios. Estamos repetindo erros antigos →

Corte de árvores em obra da nova sede da Secretaria de Meio Ambiente de Manaus gera polêmica
Denúncias apontam descumprimento de uma recomendação do Ministério Público do Amazonas. Órgão cortará 132 árvores. Prefeitura minimiza impactos →

Um macaco sem floresta na capital do Amazonas
Símbolo de Manaus, o sauim-de-coleira corre risco de desaparecer da cidade amazônica, ameaçado pelo avanço da urbanização desordenada →