Salada Verde

Ibama: Associações de servidores repudiam parecer da AGU sobre licenciamento

Em nota de repúdio, Asibama e Ascema afirmam que interferência da Advocacia-Geral da União desvirtua o “ordenamento de licenciamento ambiental”

Redação ((o))eco ·
25 de agosto de 2023
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

A Associação dos Servidores Federais da Área Ambiental no Estado do Rio de Janeiro (Asibama-RJ) e a Associação Nacional dos Servidores de Carreira de Especialista em Meio Ambiente (Ascema Nacional) publicaram, na tarde desta sexta-feira (25), uma nota de repúdio contra o parecer da Advocacia-Geral da União tornado público esta semana. Na manifestação, a AGU afirma que um dos itens apontados pelo Ibama ao negar a licença para a Petrobras – a necessidade de se fazer uma Avaliação Ambiental de Área Sedimentar – não é obrigatória, e ainda sugere que o MMA e o Ministério de Minas e Energia se reúnam para resolver os demais itens técnicos que travaram a licença de exploração de petróleo na foz do Rio Amazonas. 

Na avaliação dos representantes dos servidores, a AGU agiu com parcialidade, com argumento inócuo e agiu para desvirtuar o “ordenamento de licenciamento ambiental”. 

“[…] A AGU se apegou a um único aspecto apontado pela equipe do IBAMA e pelo presidente do órgão – a ausência de uma Avaliação Ambiental de Área Sedimentar (AAAS) – para então concluir o óbvio: que a AAAS não é uma exigência jurídica no âmbito dos processos de licenciamento ambiental. Tal apontamento já havia sido realizado pela própria equipe técnica do IBAMA no Parecer Técnico nº 31/2023, que ponderou que, apesar de não haver vinculação jurídica, a ausência de uma Avaliação Ambiental Estratégica, como a AAAS, traz fragilidade ao processo e dificulta expressivamente a tomada de decisão em relação à viabilidade ambiental do empreendimento, em especial por se tratar de áreas de nova fronteira para a indústria petrolífera e de notória sensibilidade socioambiental”, diz a nota.

No mesmo trecho, a Asibama e a Ascema Nacional afirmam que a ideia da AGU de chamar o MMA para fazer uma conciliação “tornaria um ‘balcão’ em que se decide ‘no grito’”. “Consideramos temerária a tentativa de interferência da AGU em temas de competência exclusiva do IBAMA, bem como a possível abertura, patrocinada por esta instituição, para a politização do licenciamento ambiental”, dizem.

Em maio, o Ibama negou licença para a Petrobras para perfurar o bloco FZA-M-59, localizado na costa da cidade de Oiapoque (AP), na bacia do Foz do Amazonas. O parecer da AGU, que movimentou o noticiário esta semana, foi feito a pedido do Ministério de Minas e Energia. 

Na quarta-feira (23), a ministra Marina Silva afirmou que “não existe conciliação para questões técnicas”. 

Leia a nota de repúdio das associações neste link

Leia também

Salada Verde
23 de agosto de 2023

“Não existe conciliação para questão técnica”, diz Marina Silva

Ministra afirma que dúvidas serão sanadas durante o processo de licenciamento ambiental. "Não há controvérsia jurídica"

Salada Verde
22 de agosto de 2023

Foz do Amazonas: Parecer da AGU diz que Avaliação Ambiental de Área Sedimentar não é obrigatória

Propagada como a carta que faltava para a liberação da licença para explorar petróleo, parecer diz que avaliação não abarca áreas já outorgadas. Ibama ainda tem a última palavra

Notícias
21 de agosto de 2023

Após consulta pública, Equador decide não explorar petróleo em parque amazônico

Resultado de plebiscito é resposta dos equatorianos à inação do governo no combate às mudanças climáticas. Brasil precisa seguir o mesmo caminho, dizem especialistas

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.