Salada Verde

ICMBio inaugura a primeira trilha insular do Rio de Janeiro

Batizada Trilha da Comprida, trilha de 1200 metros percorre o Monumento Natural das Ilhas Cagarras, a cerca de 5 km da Praia de Ipanema

Vinicius Nunes ·
30 de junho de 2026
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Neste último final de semana, o Rio de Janeiro ganhou uma nova opção de lazer para os entusiastas do turismo de natureza. O ICMBio (Instituto Chico Mendes pela Conservação da Biodiversidade) inaugurou a Trilha da Comprida, a primeira trilha insular em unidade de conservação em todo o estado.

A trilha está situada na ilha Comprida, uma das quatro ilhas que compõem o Monumento Natural das Ilhas Cagarras (MONA Cagarras). Com opções de rota de até 1,2 quilômetros de extensão, o percurso oferece uma oportunidade única para conhecer o arquipélago rochoso, onde é proibido a ancoragem de barcos. Por esta restrição, o trajeto inclui um caráter rústico, sendo necessário nadar cerca de 30 metros até o costão, com apoio de corda e colete salva-vidas. Esta rota passa a integrar a Trilha Transcarioca, que, com seus 180 km de travessia, passa pela Barra de Guaratiba até o Morro da Urca, na zona sul da cidade.

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



O Monumento tornou-se unidade de proteção integral em abril de 2010, e desempenha papel estratégico como refúgio para nidificação de aves marinhas, a exemplo do atobá-marrom (Sula leucogaster) e fragata (Fregata magnificens). A região também abriga espécies ameaçadas de flora, como a palmeira-guriri (Allagoptera arenaria).

A visita não é recomendada para menores de 12 anos, pessoas com dificuldades de locomoção ou que não saibam nadar. O guia de visitantes ao MONA Cagarras está disponível neste link, assim como a lista de condutores credenciados pelo ICMBio. Não há cobrança de ingresso tampouco necessidade de autorização prévia para realização do passeio. 

Foto: João Werneck
  • Vinicius Nunes

    Cientista Social pela FGV/CPDOC e estudante de Jornalismo na ESPM-Rio. Entusiasta da pauta ambiental, política e esportes.

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Notícias
25 de abril de 2021

Ilhas Cagarras, no Rio, são novo ponto de esperança para oceanos no mundo

O arquipélago carioca, protegido por unidade de conservação desde 2010, foi reconhecido internacionalmente como um Hope Spot pela Mission Blue, iniciativa liderada por Sylvia Earle

Salada Verde
3 de outubro de 2023

Ilhas Cagarras: Pela primeira vez, em dez anos, nenhum lixo é encontrado em terra

Projeto de limpeza na Unidade de conservação no Rio atribui o resultado ao trabalho de conscientização no local, mas alerta para os resíduos encontrados no mar

Salada Verde
16 de abril de 2025

Trilha Transcarioca terá trecho oceânico até arquipélago das Cagarras

Anúncio foi feito durante o aniversário de 15 anos do Monumento Natural que protege o arquipélago carioca. Inauguração do novo trecho está prevista para agosto

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.