Salada Verde

Justiça determina que a Bahia volte a realizar licenciamento no campo

Decisão suspende dois decretos que burlavam a legislação federal para atividades agrossilvipastoris. A multa é de R$ 100 mil por dia em caso de descumprimento

Sabrina Rodrigues ·
15 de março de 2017 · 7 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Foto: Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo.
Agrossilvipastoril combina espécies florestais com culturas agrículas e/ou pecuária. Foto: Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo.

Na terça-feira (14), a Justiça Federal determinou que a Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema) volte a realizar o licenciamento ambiental das atividades agrossilvipastoris no estado. A decisão da Justiça é de caráter liminar e entra em conformidade com os pedidos do Ministério Público Federal na Bahia e Ministério Público do Estado da Bahia, que viram irregularidades em dois decretos estaduais.

Em agosto de 2016, o MPF-BA e o MP-BA ajuizaram ação civil pública contra o Estado da Bahia e o Inema a fim de suspender os artigos 8º e 135º do Decreto Estadual nº 15.682/2014 que dispensava o licenciamento ambiental para atividades agrossilvipastoris. Dois meses depois, os procuradores pediram a anulação do Decreto Estadual n. 16.963/2016, que segundo os órgãos, era uma forma de burlar a legislação federal. Um cadastro online era realizado e dessa forma, não era necessário estudo ambiental ou vistoria prévia.

Uma atividade agrossilvipastoril utiliza espécies florestais, agrícolas e/ou criação de animais de forma simultânea em uma mesma área e são atividades que podem causar significativos impactos ambientais e por isso, é necessária a exigência de licenciamento ambiental para a realização dessas atividades.

Caso a determinação judicial seja contrariada, a pena de multa é de R$ 100 mil por dia.

 

*Com informações da Assessoria de Imprensa do MPF na Bahia

 

Leia Também

Rio Grande do Norte: indústria do camarão manobra, mas perde

Tocantins derruba licenciamento ambiental no campo

O que é a Agrossilvicultura

 

 

  • Sabrina Rodrigues

    Repórter especializada na cobertura diária de política ambiental. Escreveu para o site ((o)) eco de 2015 a 2020.

Leia também

Dicionário Ambiental
16 de abril de 2015

O que é a Agrossilvicultura

Conheça a prática de combinar agricultura e pecuária com a plantação de florestas para buscar o uso mais sustentável dos recursos.

Reportagens
6 de junho de 2013

Tocantins derruba licenciamento ambiental no campo

Passada em regime de urgência, nova lei exime atividades agrossilvipastoris de licença e cria situação que conflita com leis federais.

Salada Verde
14 de junho de 2015

Rio Grande do Norte: indústria do camarão manobra, mas perde

Carcinicultores tentaram através da Justiça evitar que 1.000 hectares de mangue degradados pela atividade fossem recuperados

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 1

  1. Andressa Trancoso diz:

    Concordo que a agrossilvipastoril pode causar significativos impactos ambientais, realmente precisamos ter a exigência de licenciamento ambiental para a realização dessas atividades. O estado da Bahia ja sofre muito com isso, esta na hora de mudar para sempre!
    Andressa da empresa Casa Trancoso