A Capitania dos Portos de Pernambuco (CPPE) informou nesta terça-feira (23) que não realizará, em nenhuma data nos próximos meses, exercícios de tiro na zona marítima defronte ao estado. O exercício estava programado para acontecer hoje, a poucos quilômetros de duas áreas protegidas e na rota das baleias jubarte, que usam o litoral brasileiro para se reproduzirem nesta época do ano.
A CPPE confirmou a ((o))eco que a informação sobre o exercício saiu de um dos setores do órgão, a Seção de Controle Naval do Tráfego Marítimo e de Embarcações, mas, segundo a Capitania, o vazamento dos dados teria sido um “equívoco”.
A informação sobre as atividades da Marinha no Nordeste vieram à público na última quarta-feira (17), quando uma mensagem circulou entre grupos de pescadores, comunidades litorâneas de Pernambuco e em fóruns de discussão de áreas protegidas no estado, como os Conselhos das Áreas de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais e APA Marinha Recifes Sarrambi.
Na data, o Instituto Baleia Jubarte chegou a enviar um ofício à Marinha solicitando o adiamento da ação, já que o exercício poderia comprometer a migração das baleias jubarte na costa brasileira.
Na lista de espécies ameaçadas até 2014, hoje a população de baleia jubarte está em crescimento no Brasil. Estima-se que, atualmente, cerca de 25 mil indivíduos da espécie frequentem a costa brasileira entre junho e novembro para acasalar, dar à luz e amamentar os filhotes.
O Instituto pedia que treinamentos da Marinha com tiros fossem feitos fora deste intervalo de tempo.
O anúncio do exercício em Pernambuco ocorreu apenas uma semana após a suspensão de atividade similar na Ilha Sapata, parte da zona de amortecimento do Refúgio de Vida Silvestre do Arquipélago de Alcatrazes, no litoral paulista.
A ação naquele local estava inicialmente prevista para acontecer entre os dias 16 e 17 de agosto, mas foi cancelada, após o ICMBio, que cuida das áreas protegidas do Brasil, informar que a atividade comprometeria a reprodução das aves de Alcatrazes.
Leia também
Após adiamento em Alcatrazes, Marinha planeja exercício de tiro em Pernambuco; Área é rota de baleias
Mamíferos estão em período de reprodução e amamentação de filhotes. Instituto Baleia Jubarte enviou ofício ao órgão nesta quarta-feira (17) pedindo mudança na data →
Marinha suspende bombardeio em ilha no arquipélago de Alcatrazes
Exercício militar havia sido agendado para os dias 16 e 17 de agosto na Ilha Sapata, na zona de amortecimento do Refúgio de Vida Silvestre Alcatrazes, em pleno período reprodutivo das aves →
Monitoramento de baleias no Rio registra trânsito de 58 baleias próxima das ilhas Cagarras
Desde o ano passado, o Projeto Ilhas do Rio acompanha o corredor migratório das jubartes pelo litoral do Rio. Pesquisadores alertam para grande volume de lixo na rota das baleias →