Salada Verde

Milhões de abelhas morrem em zona rural de São Paulo

Em menos de uma semana, cerca de 10 milhões de abelhas morreram em Porto Ferreira. 136 colmeias foram extintas por uso de agrotóxicos

Sabrina Rodrigues ·
9 de janeiro de 2017 · 8 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Cerca de 10 milhões de abelhas morreram em menos de uma semana em Porto Ferreira, São Paulo. Foto: Roberto Vinícius/Flickr.
Cerca de 10 milhões de abelhas morreram em menos de uma semana em Porto Ferreira, São Paulo. Foto: Roberto Vinícius/Flickr.

Um acontecimento preocupante ocorreu em um apiário na zona rural de Porto Ferreira, em São Paulo. Cerca de 10 milhões de abelhas morreram em menos de uma semana. O motivo é atribuído ao uso de agrotóxicos de cana-de-açúcar, despejados por um avião, que chegou a ser filmado pelo apicultor Wanderley Fardin. Um trabalho de quatro décadas se foi junto com as 136 colmeias, não resistindo nem mesmo as abelhas rainhas. O ocorrido provocou um prejuízo financeiro de R$ 200 mil. Cerca de mil quilos de mel eram produzidos por ano, cada colmeia chegava a render 50 quilos de mel por tirada. As mortes das abelhas têm impacto direto no meio ambiente, pois elas são fundamentais para a polinização das plantas. A diretoria da usina Ferrari afirmou que utiliza um avião para pulverizar lavouras com agrotóxicos, mas não em áreas onde ficam as colmeias. O fato passará por uma investigação e o laudo deverá ficar pronto em até 70 dias.

Fonte: G1

  • Sabrina Rodrigues

    Repórter especializada na cobertura diária de política ambiental. Escreveu para o site ((o)) eco de 2015 a 2020.

Leia também

Podcast
23 de janeiro de 2025

Podcast: A sombra, o cacau e a cabruca

No sul da Bahia, um sistema agroflorestal garantiu o florescimento de um produto que combina a produção de chocolate com a conservação da Mata Atlântica

Salada Verde
22 de janeiro de 2025

Ibama identifica mulher que torturou e matou onça-parda

Em vídeo que circula nas redes, a autora do crime aparece com espingarda na mão. Ela e os demais envolvidos responderão por maus tratos e morte do animal

Notícias
22 de janeiro de 2025

Mauro Mendes veta projeto que “transforma” Amazônia em Cerrado

Apesar de ter barrado proposta dos parlamentares de Mato Grosso, governador do estado sinaliza interesse na pauta ao criar grupo de trabalho para discutir tema

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 2

  1. Mario Kajuhy diz:

    ÓBVIO QUE FOI PELA PULVERIZAÇÃO DO DITO AVIÃO FILMADO . LOCALIZAR E SABER A QUEM PRESTAVA SERVIÇO É SUPER FÁCIL. SÓ IR NO SERVIÇO AÉREO LOCAL , AÉRO CLUBES LOCAIS E LOCALIZAR A AUTORIZAÇÃO DE VOO DIA E HORÁRIOS. PEDIR IMAGENS DE RADAR DO DIA E HORÁRIO. VISITAR VIZINHOS P. TESTEMUNHAS . . .AS POSSIBILIDADE SÃO MÚLTIPLAS P. LOCALIZAR AVIÃO E PILOTO . . .


  2. Ricardo Machado diz:

    Em 1968 Rachel Carson em seu livro Primavera Silenciosa já aletava sobre esse fato