Salada Verde

Milhões de abelhas morrem em zona rural de São Paulo

Em menos de uma semana, cerca de 10 milhões de abelhas morreram em Porto Ferreira. 136 colmeias foram extintas por uso de agrotóxicos

Sabrina Rodrigues ·
9 de janeiro de 2017 · 10 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Cerca de 10 milhões de abelhas morreram em menos de uma semana em Porto Ferreira, São Paulo. Foto: Roberto Vinícius/Flickr.
Cerca de 10 milhões de abelhas morreram em menos de uma semana em Porto Ferreira, São Paulo. Foto: Roberto Vinícius/Flickr.

Um acontecimento preocupante ocorreu em um apiário na zona rural de Porto Ferreira, em São Paulo. Cerca de 10 milhões de abelhas morreram em menos de uma semana. O motivo é atribuído ao uso de agrotóxicos de cana-de-açúcar, despejados por um avião, que chegou a ser filmado pelo apicultor Wanderley Fardin. Um trabalho de quatro décadas se foi junto com as 136 colmeias, não resistindo nem mesmo as abelhas rainhas. O ocorrido provocou um prejuízo financeiro de R$ 200 mil. Cerca de mil quilos de mel eram produzidos por ano, cada colmeia chegava a render 50 quilos de mel por tirada. As mortes das abelhas têm impacto direto no meio ambiente, pois elas são fundamentais para a polinização das plantas. A diretoria da usina Ferrari afirmou que utiliza um avião para pulverizar lavouras com agrotóxicos, mas não em áreas onde ficam as colmeias. O fato passará por uma investigação e o laudo deverá ficar pronto em até 70 dias.

Fonte: G1

  • Sabrina Rodrigues

    Repórter especializada na cobertura diária de política ambiental. Escreveu para o site ((o)) eco de 2015 a 2020.

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Salada Verde
17 de julho de 2026

Justiça determina demolição de construções irregulares feitas por condomínio em Rebio

Sentença estabelece ainda recuperação da área degradada por estruturas construídas ilegalmente por condomínio dentro da Reserva Biológica de Guaratiba, no Rio de Janeiro

Salada Verde
17 de julho de 2026

Em meio à crise climática, Porto Alegre recebe sua primeira Semana de Ação Climática

Entre 20 e 26 de julho, a capital gaúcha vai discutir resiliência climática, enquanto vivencia os impactos das enchentes de 2024 e se prepara para enfrentar um ‘super El Niño’

Externo
17 de julho de 2026

Profetas do tempo: água, sementes e futuro no sertão da abundância

Saberes ancestrais e inovações sociais constroem um futuro sustentável no interior do Piauí. Segundo episódio: A revolução agroecológica

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Comentários 2

  1. Mario Kajuhy diz:

    ÓBVIO QUE FOI PELA PULVERIZAÇÃO DO DITO AVIÃO FILMADO . LOCALIZAR E SABER A QUEM PRESTAVA SERVIÇO É SUPER FÁCIL. SÓ IR NO SERVIÇO AÉREO LOCAL , AÉRO CLUBES LOCAIS E LOCALIZAR A AUTORIZAÇÃO DE VOO DIA E HORÁRIOS. PEDIR IMAGENS DE RADAR DO DIA E HORÁRIO. VISITAR VIZINHOS P. TESTEMUNHAS . . .AS POSSIBILIDADE SÃO MÚLTIPLAS P. LOCALIZAR AVIÃO E PILOTO . . .


  2. Ricardo Machado diz:

    Em 1968 Rachel Carson em seu livro Primavera Silenciosa já aletava sobre esse fato