Salada Verde

O Brasil tem áreas protegidas demais?

O Brasil protege demais suas florestas? está faltando área para expandir a produção agropecuária? Entenda estas e outras questões neste vídeo do Observatório do Clima

Observatório do Clima ·
13 de março de 2019 · 7 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Tem gente influente espalhando que o Brasil protege tanto suas florestas que ficou inviável expandir a produção de alimentos. A gente até poderia responder que não há futuro para a agricultura sem a conservação das florestas, dos solos e da água, ou mesmo relembrar que somos o país que mais desmata e extingue espécies ameaçadas, além de possuir 50 milhões de hectares de terras degradadas, subtilizadas ou abandonadas pelo agronegócio. Mas é tanta desinformação que resolvemos desenhar pra deixar tudo explicadinho.

E não custa lembrar: hoje, o país têm mais áreas destinadas à agropecuária (245 milhões de hectares) do que áreas protegidas (216 milhões de hectares). O Brasil tem espaço de sobra para proteger o clima, conservar sua diversidade e comunidades, e ainda se tornar o maior produtor de alimentos, fibras e bioenergia do mundo. Basta ampliarmos as técnicas de produtividade em todo pais para expandir a atual produção de alimentos sem nenhum desmatamento. Pra isso, precisamos apenas usar nosso território com inteligência.

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



 

 

Leia Também 

O que é grilagem e o que ela tem a ver com o desmatamento na Amazônia

Mapa global das áreas degradadas

Por que o aumento da destruição da Mata Atlântica não surpreende

 

  • Observatório do Clima

    O Observatório do Clima é uma coalizão de organizações da sociedade civil brasileira criada para discutir mudanças climáticas

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Análises
25 de junho de 2017

Por que o aumento da destruição da Mata Atlântica não surpreende

A Floresta com Araucária sofre um abusivo ataque há mais de 500 anos, num processo histórico suportado por um Estado relapso e conivente com a degradação do patrimônio natural e cultural

Notícias
22 de novembro de 2010

Mapa global das áreas degradadas

Levantamento do World Resources Institute aponta que existem 1 bilhão de hectares de terras com oportunidade de recuperação para a agricultura.

Salada Verde
6 de agosto de 2017

O que é grilagem e o que ela tem a ver com o desmatamento na Amazônia

O que a Lei 13.365, a chamada Lei da Grilagem, tem a ver com a derrubada da Amazônia? E por que esse assunto voltou ao noticiário? Entenda neste vídeo do Observatório do Clima

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Comentários 2

  1. Alberto Jorge Castro diz:

    O problema é que os 216 milhões de hectares citados de áreas protegidas incluem todas as categorias do SNUC, principalmente as Unidades de Conservação de Uso Sustentável, nas quais a proteção está muito mais no papel do que na realidade! Se o foco é biodiversidade, são nas Unidades de Proteção Integral "regularizadas" em que se pode apostar maior proteção!


  2. Heloisa Vasconcellos diz:

    Ótima explanação, porém, os céticos/negacionistas apresentam dados (ainda que manipulados) ditos científicos, da Embrapa. É preciso citar as fontes desses números para que possamos debater com os negacionistas!