Salada Verde

Ocupação ruralista na gestão ambiental gaúcha

Governador tucano chancela representante da Farsul na pasta de Meio Ambiente e Infraestrutura e fragiliza a proteção do Pampa

Aldem Bourscheit ·
7 de fevereiro de 2023 · 1 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Reeleito pelos gaúchos para mais 4 anos de governo, Eduardo Leite (PSDB) contraria discurso e prática. No embate com João Dória (SP) para se candidatar à Presidência, afirmou na COP26 do Clima, na Escócia, que a campanha às eleições de 2022 teria o “meio ambiente como tema central”. 

Em seu discurso naquele evento global, no fim de 2021, Leite ressaltou a oportunidade para geração de hidrogênio verde e celebrou compromissos firmados por outros governadores para controlar o desmatamento e reduzir as emissões de gases de efeito estufa. 

Todavia, esta semana chancelou a nomeação de Marcelo Camardelli como Secretário Adjunto da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura. Camardelli representava a Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) no Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema).

Entidades civis afirmam que o ruralista defendia “medidas retrógradas e contrárias ao uso sustentável dos recursos naturais” no Conselho e temem que Camardelli prejudique a conservação do verde e das águas do Pampa. O bioma é o que mais perde vegetação natural no país, aponta o MapBiomas.

“Embora a situação de escassez de água e a necessidade de “reservação” sejam reconhecidas pela FARSUL, a entidade não tem apoiado a adoção de medidas essenciais para a produção de água, tais como a (…) recuperação de Reserva Legal e APPs”, destaca uma carta da Coalizão pelo Pampa remetida a ((o))eco.

Já a Associação dos Servidores da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura denuncia que normas emitidas nos últimos anos pelo governo gaúcho permitem o uso de áreas ilegalmente convertidas no Pampa após 22 de julho de 2008,  data de corte para aplicação do Código Florestal de 2012.

Conforme o manifesto enviado ao Ministério Público Estadual, os crimes ocorreram sobretudo para dar espaço a plantios de soja e “deveriam ser tratados pelo órgão gestor com a emissão de multas e obrigatoriedade de recuperação do dano”. 

No primeiro mandato, Leite conseguiu aprovar no Legislativo a fusão das secretarias de Meio Ambiente e de Infraestrutura, profundas alterações no Código Ambiental do RS, o “autolicenciamento ambiental” de atividades poluidoras e menos restrições a agrotóxicos banidos em outros países.

  • Aldem Bourscheit

    Jornalista brasilo-luxemburguês cobrindo há mais de duas décadas temas como Conservação da Natureza, Crimes contra a Vida Sel...

Leia também

Reportagens
29 de setembro de 2022

Pampa preservado é quase teoria para os principais candidatos ao governo do RS

Os dois líderes nas pesquisas para o governo gaúcho afirmam que irão dar celeridade ao licenciamento ambiental e colocam o Pampa em risco

Notícias
17 de janeiro de 2023

Coalizão envia ofício à ministra Marina Silva pela proteção do Pampa

Vinte e duas entidades solicitaram a participação da sociedade civil em decisões estratégicas para gestão ambiental e territorial do bioma

Vídeos
19 de setembro de 2022

“O Leite passou a boiada”, diz Matheus Gomes

Candidato a deputado federal pelo PSOL-RS, o historiador e vereador de Porto Alegre falou sobre racismo ambiental, mineração e agronegócio em entrevista exclusiva a ((o))eco

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 2

  1. Pedro diz:

    È necessário lembrar ao governador que o Estado de Mato Grosso tem inúmeras unidades de conservação abandonados, varias são Parques que poderiam estar abertos a população, mas se encontram fechados e abandonados, vale lembrar somente na região aonde se localiza o Parque Federal de Chapada, temos os Parques Estaduais: Lagoa Azul em Bom Jardim ( fechado abandonado ), Encontro das Águas no Pantanal, (abandonado), Mirante do Centro Geodésico, (abandonado). O Estado tem que se esforçar para arrumar e abrir os Parque Estaduais e deixar que a empresa que ganhou a licitação na qual o Estado participou c a MTPar, mas não conseguiu se classificar, cuidar do Parque Federal de Chapada ! A população de Mato Grosso merece e deseja o maior numero de Parque abertos e funcionando.


  2. Rafael Altenhofen diz:

    Lamentável. Discurso e prática cada vez mais distoantes.