Salada Verde

Onças-pintadas diurnas filmadas em reservas privadas no sul da Amazônia

As áreas somam mais de 7 mil hectares em uma região onde o desmatamento avança sobre a floresta equatorial brasileira

Aldem Bourscheit ·
29 de novembro de 2023
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Distribuídas no município de Alta Floresta e vizinhas de outras unidades de conservação na Amazônia desde o norte mato-grossense, reservas privadas reforçam um refúgio regional para onças-pintadas em meio ao desmatamento que avança sobre a floresta equatorial.

Armadilhas fotográficas registraram o maior predador selvagem das Américas circulando por todas as trilhas nos 7 mil hectares daquelas quatro Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs), e não só à noite, como costumeiro para a espécie na Amazônia.

Uma onça-pintada foi flagrada perto de instalações turísticas na região, por volta das duas horas da tarde. “Foi de dia!”, comemorou o biólogo Lucas Eduardo, coordenador de um projeto de monitoramento de onças iniciado em março de 2022 pela Fundação Ecológica Cristalino (FEC).

O projeto “Looking for Jaguar”, algo como “À procura da onça”, é apoiado pela Lata Foundation e monitora hábitos e populações das pintadas naquelas áreas protegidas junto ao Rio Cristalino, afluente do Teles Pires. A região é de prioridade extremamente alta para conservação da biodiversidade.

Havia cerca de 10 mil onças-pintadas na Amazônia brasileira nos anos 1980, mas nas últimas três décadas suas populações encolheram em 30%, apontam estudos científicos. Na Região Sul do país, o felino é uma espécie criticamente ameaçada de extinção.

Este 29 de novembro foi definido como datas nacional e internacional da onça-pintada, respectivamente pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). 

Com informações da Fundação Ecológica Cristalino (FEC).

  • Aldem Bourscheit

    Jornalista brasilo-luxemburguês cobrindo há mais de duas décadas temas como Conservação da Natureza, Crimes contra a Vida Sel...

Leia também

Análises
29 de novembro de 2020

É longa a estrada da conservação da onça-pintada

No Dia Nacional da Onça-Pintada, relembramos os projetos e instituições que trabalham pela conservação do felino e os desafios dessa iniciativa

Reportagens
2 de abril de 2020

Projeto Onças do Iguaçu busca salvar o maior felino das Américas

Em toda a Mata Atlântica, estima-se que existam apenas 300 onças-pintadas. A abertura de estrada em meio ao Parque Nacional do Iguaçu colocaria a recuperação da espécie em xeque

Análises
28 de janeiro de 2020

Na terra dos grandes predadores, viver em grupo faz muita diferença

Onça-pintada tenta, mas não consegue se alimentar de um filhote de ariranha. Andar em bando ajuda na hora de fugir dos predadores

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.