Salada Verde

Onda de calor registrada no Brasil foi mais quente devido às mudanças climáticas

Análise foi feita por grupo internacional de cientistas especializados na condução de estudos rápidos de atribuição.

Cristiane Prizibisczki ·
26 de março de 2024
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

A onda de calor que atingiu parte do Brasil entre 15 e 18 de março foi intensificada pelas mudanças feitas pelo homem no clima da Terra, concluiu um estudo rápido de atribuição feito por pesquisadores do ClimaMeter, rede internacional de cientistas do clima voltada para análises de curtíssimo prazo. O estudo foi divulgado no domingo (24).

 O trabalho concluiu que as ondas de calor registradas principalmente em São Paulo e Rio de Janeiro estão 1ºC mais quentes do que as ondas de calor mais quentes previamente observadas no país, mesmo ocorrendo no fim do verão.

Na capital paulista, os termômetros marcaram 34,7ºC no dia 16 de março, a maior temperatura máxima para o mês desde o início da série histórica, de acordo com medições do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). No Rio de Janeiro, a sensação térmica chegou a 62,3ºC no dia 17.

 “Nossa análise revela temperaturas percebidas excepcionalmente altas resultantes da convergência de ar anormalmente quente e aumento da umidade, fenômenos que devem se intensificar ainda mais com as mudanças climáticas em curso”, explica o pesquisador Tommaso Albert, um dos autores do estudo.

O trabalho do ClimaMeter analisou como eventos similares mudaram neste século (de 2001 a 2023), em comparação com o século anterior (1979 a 2001). Além da elevação em 1ºC, os cientistas observaram também que eventos similares ocorriam principalmente em novembro e dezembro, enquanto no clima atual eles estão acontecendo principalmente em fevereiro e março.

O ClimaMeter é um grupo de cientistas de diferentes países que realiza estudos rápidos de atribuição para colocar os extremos meteorológicos em uma perspetiva climática logo após a sua ocorrência. No final de 2023, o grupo realizou o primeiro estudo sobre a onda de calor que atingiu o Brasil entre os dias 13 e 19 de novembro, indicando que o evento foi de 1°C a 4°C mais quente do que teria sido em condições climáticas do passado. 

  • Cristiane Prizibisczki

    Cristiane Prizibisczki é Alumni do Wolfson College – Universidade de Cambridge (Reino Unido), onde participou do Press Fellow...

Leia também

Notícias
5 de fevereiro de 2024

48 mil morreram por ondas de calor no Brasil entre 2000 e 2018

Eventos de temperatura extrema aumentaram quase quatro vezes desde os anos 1970, mostra estudo; idosos, mulheres, negros e menos escolarizados são os mais afetados

Notícias
8 de março de 2024

Fevereiro de 24 entra na lista de meses recordistas em calor

Por quatro dias a temperatura média global ficou 2 °C acima da pré-industrial, diz serviço climático europeu

Notícias
12 de janeiro de 2024

Frio de -43ºC nos EUA e calor de 53ºC no Rio abrem ano de extremos

Ruptura no vórtice polar causa queda de 51ºC nas médias no Norte; América do Sul enfrenta ondas de calor e tempestades

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.