Os direitos dos povos indígenas e o direito ambiental estão sob ataque no Brasil. É o que afirmam três relatores especiais da ONU sobre os direitos dos povos indígenas. Para se ter uma ideia, nos últimos 15 anos, o Brasil tem assistido ao maior número de assassinatos de ativistas ambientais e do direito à terra em todo o mundo, afirmaram Victoria Tauli-Corpuz, relatora especial sobre os direitos dos povos indígenas; Michel Forst, relator especial para a situação dos defensores de direitos humanos, e o John H. Knox, relator especial sobre meio ambiente.
O grupo apresentou preocupação no que diz respeito à criminalização a de antropólogos, líderes indígenas, e defensores de direitos humanos, em curso através da CPI da Funai. Os relatores observaram também que os projetos de lei sobre licenciamento ambiental em discussão na semana passada no Congresso brasileiro poderão diminuir a proteção ambiental e que essas leis deixam o caminho aberto para que a indústria a agropecuárias criem impactos negativos nas terras indígenas ou no meio ambiente.
Os relatores apontam falhas nas leis ambientais no Brasil, pois são propostas apresentadas por membros ruralistas que fazem lobby no Congresso.
Os especialistas estão em contato com autoridades brasileiras e acompanham toda a problemática ambiental e dos povos indígenas. “As tensões sobre os direitos à terra devem ser tratadas através de esforços pelo reconhecimento de direitos e para a mediação dos conflitos, e não da redução substancial das garantias aos povos indígenas, quilombolas e à proteção ambiental no Brasil”, disseram.
‘
Leia Também
Ibama destrói equipamentos de madeireiros em terras indígenas
Leia também
Governo quebra acordo e rifa licenciamento
Ministro da Casa Civil diz em reunião que Congresso é “soberano” para modificar o texto da lei e que ministros poderão propor destaques, contrariando determinação anterior de Temer →
Terras Indígenas demarcadas ajudam a frear desmatamento
Mapas do Instituto Socioambiental e registro de infrações ambientais apontam relação direta entre presença de indígenas e preservação →
Ibama destrói equipamentos de madeireiros em terras indígenas
A operação ocorreu em Rondônia e Mato Grosso. Em quatro dias de atividades, foram incendiados dois caminhões, um skidder, uma caminhonete e uma pá carregadeira →
Quem está sob ataque cerrado no Brasil é a livre iniciativa, o produtor rural, a propriedade privada, os ruralistas e todo o agro-negócio. O resto é papo furado.