Salada Verde

Onyx desarquiva projeto que transfere para as prefeituras autorizações de caça

Ministro-chefe da Casa Civil foi exonerado para tomar posse no Congresso e desarquivar propostas apresentadas no passado. Regulação da caça entrou no meio

Daniele Bragança ·
13 de fevereiro de 2019 · 3 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Foto: Pixabay

Onyx Lorenzoni foi exonerado da Casa Civil para tomar posse como deputado federal e desarquivar os projetos de lei de sua autoria que foram para a gaveta com o fim da legislatura passada. Dentre os projetos que voltaram a tramitar está a proposta que transfere para as prefeituras as autorizações para a caça.

O PL 7.136/2010 modifica um artigo do Código da Caça, de 1967, para transferir a competência do Ibama para as prefeituras as permissões para a caça, “se peculiaridades regionais comportarem o exercício da caça”. O projeto, apresentado em abril de 2010, foi rejeitado pela Comissão de Meio Ambiente da Câmara e arquivado logo em seguida.

Na prática, o projeto transforma a caça em matéria a ser regulamentada por ato do prefeito. Cada um dos 5.570 municípios brasileiros poderão decidir, sozinhos, quais espécies regulamentar para caçar.

“Os problemas enfrentados por cidadãos de todo o país, expostos a ação devastadora de animais em seus meios de subsistência, uma vez que o forte atrativo está em alimentarem-se facilmente em armazéns, silos, lavouras e pequenas culturas, está na impossibilidade de defesa desses produtores, que enfrentam um número cada vez maior de animais que se reproduzam de maneira descontrolada”, justificou o então deputado, ao apresentar o projeto de lei.

A proposta retomará ao marco zero e deve passar de novo pela Comissão de Meio Ambiente da Câmara, agora com nova composição.

 

Leia Também 

Autor do projeto que libera a caça, Valdir Colatto é o novo presidente do Serviço Florestal Brasileiro

Projeto de Lei regulamenta a caça de animal silvestre no Brasil

Relator rejeita Projeto de Lei que liberaria a caça no Brasil

 

 

 

  • Daniele Bragança

    É repórter especializada na cobertura de legislação e política ambiental. Formada em jornalismo pela Universidade do Estado d...

Leia também

Salada Verde
5 de dezembro de 2017

Relator rejeita Projeto de Lei que liberaria a caça no Brasil

Na segunda-feira (04), o deputado Nilto Tatto (PT/SP) emitiu parecer rejeitando o PL 6.268/16, que previa a regulamentação do exercício da caça no país

Notícias
3 de janeiro de 2017

Projeto de Lei regulamenta a caça de animal silvestre no Brasil

Proposta quer a criação de reserva própria para caça de animais e revoga a Lei de Proteção à Fauna, de 1967, que proíbe o exercício da caça profissional

Notícias
16 de janeiro de 2019

Autor do projeto que libera a caça, Valdir Colatto é o novo presidente do Serviço Florestal Brasileiro

Político comandará pasta que cuida das concessões para exploração de produtos florestais e Cadastro Ambiental Rural

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Comentários 2

  1. Paulo diz:

    São estes vicios da politicagem velha que foi criticada fortemente pelo atual governo, que se repete. Troca de favor, toma lá da cá.


  2. Paulo diz:

    Bando de sem noção da lambança que querem fazer.