Desde quinta-feira passada (12), quando o Senado afastou a presidente Dilma do cargo e os ministros foram exonerados, circula o nome de Rômulo Mello como mais provável sucessor de Claudio Maretti no comando do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Rômulo já ocupou a posição. Ele foi o segundo presidente do ICMBio, que já teve 4 presidentes em quase nove anos de existência e comandou o órgão de 2008 a 2012, quando pediu demissão, alegando estafa e problemas de saúde.
Rômulo é um veterano da área ambiental e fez carreira no Ibama desde a sua fundação. Chegou a diretor e, em 2002, presidente do Ibama. Quando o ICMBio foi criado, em 2007, mudou-se para lá e tornou-se o primeiro diretor de Conservação de Biodiversidade. Chegou à presidência do ICMBio em julho de 2008, durante a gestão de Carlos Minc no Ministério do Meio Ambiente, depois do seu nome ser indicado por um comitê, do qual faziam parte Marina Silva e João Paulo Capobianco, que foi o primeiro presidente do órgão ambiental.
Especulações
Fontes no legislativo, nas ONGs e no próprio ICMBio confirmaram a indicação de Mello à presidência do ICMBio. Mas na política só é certo o que é publicado no Diário Oficial da União. Até ontem, as mesmas fontes confirmavam o nome de Donizetti Aurélio do Carmo na presidência do Ibama, que é funcionário de carreira do órgão e atua como assessor do Partido Verde na Câmara dos Deputados desde 2006. Mas outro nome surgiu depois que o governo Temer começou a nomear mulheres para cargos importantes no segundo escalão, tentando minimizar o desgaste político causado pela falta de ministras. De acordo com o jornal Estadão, o novo nome para comandar o Ibama é Suely Araújo. Ela é consultora da Câmara especializada em temas ambientais.
Leia Também
Presidente do Instituto Chico Mendes pediu demissão antes do Carnaval
http://www.oeco.com.br/reportagens/19978-de-volta-ao-tempo-das-cavernas
MMA: Ambientalistas apoiam nomeação de Sarney Filho contra ruralista
Leia também
MMA: Ambientalistas apoiam nomeação de Sarney Filho contra ruralista
Grupo enviou uma carta ao presidente Temer pedindo a confirmação da indicação, em vez de concorrente também do PV, mas apoiado pela bancada ruralista →
Presidente do Instituto Chico Mendes pediu demissão antes do Carnaval
No cargo desde 2008, Rômulo Mello teve uma administração marcada por críticas ácidas. Ministra Izabella ainda não definiu quem o substituirá. →
Entrando no Clima#40 – Florestas como forças de estabilização climática
Podcast de ((o))eco fala sobre como as florestas têm ganhado espaço nas discussões da COP 29 →
Começou a dança das cadeiras. Exoneração da atual diretora da Diman e nomeação do Paulo Carneiro. Sempre às voltas com algum cargo e nada pra mostrar. Aliás muita coisa a esconder…
Pronto. Daqui a pouco essa matéria some da capa do Eco, e o Dr. Mello só voltará a ser manchete quando sair fora DE NOVO…tendo para mostrar como realizações de sua gestão…é….humm…então…quer dizer…pois é!
Podiam nomear a Silvana pro Min.da Cultura…o MinC ia ter um baita orçamento
Um bom nome para atuar na nossa área. http://bit.ly/25eDgR2
Tá feia a coisa
Pôxa vida, nós fomos para rua tirar o PT, e agora voltam com a Silvana !? Temer, Padilha, Sarney Filho…vcs não sabem que ela é petista? Não que vcs sejam santos (kkk), mas a onda toda era "Fora PT"…não tem ninguém que não seja uma volta ao passado pra colocar, hein??
Do jeito que ela é, capaz de ter se filiado ao PMDB e estar andando com uma foto do Ulysses Guimarães na lapela
Hahhahhaha, adoro os comentários.
Na boa, o ICMBio já passou pelo pior, que foi a gestão Isabela Teixeira e Sergio Brant.
Isso sim foi desmonte geral e ausência de estratégia e foco!!
E não é só issoooo! Na volta do presidente, a loira vem de brinde na diretoria!
Não entendo! Ela era bastante identificada com o ParTido que se foi, não sei como se compatibilizou com o novo ?
Será ? Nessa pindaíba ? Sem recursos ? Como que vai fazer para trocar os coletes e artefatos vencidos dos fiscais, promover desfile de uniformes, entre outras extravagâncias realizadas, como gastar rio$ de recursos em aluguéis, ou com consultoria para planejamento estratégico, e que muda freneticamente ao bel prazer de cada figurão que ocupa a presidência. Que adiantou se no final a firma quebrou ? O ICMBio é um dos maiores estelionatos administrativos da gestão Lula / Marina / Dilma, e até onde sei a loira é PTista de carterinha, por isso acho difícil voltar. Por outro lado, é ilusão achar que esse golpe parlamentar de Temer e sua turma de investigados vai trazer algo de bom para a área ambiental, que a meu ver enfrentará anos mais difíceis que estes últimos.
Chegou o papagaio… "golpe" "golpe" "golpe" golpe".
Olha a tropa de choque do novo governo em ação, por favor liberdade de expressão. Já rebaixaram a Cultura, as Mulheres, os Negros, os Quilombolas, os Ribeirinhos, os Indios, as Marisqueiras, etc e agora até a "vaca atolada". Preguiça é o discurso dos milicos. Vcs estão no Brasil, acorda Brasil !
Governo Dilma foram 6 anos de retrocesso ambiental, discordo da vaca, nem 8 nem 80, por incrível que pareça a área ambiental pode melhorar, saindo a ministra "papagaio de pirata" é um bom começo.
Ministro: ou junta toda mundo em uma Agência Ambiental forte (recomendável), ou dá melhores condições a todos os orgãos de sua pasta (mais difícil). Viaja, mas faz o que tem de ser feito.
Acorda Brasil.
Quem falou em milico, rapaz? Quem tá defendendo o novo governo? Eu não apertei 13 na urna. Vc faltou às aulas de interpretação de texto pelo jeito.
Recordar é viver, enquanto isso na sala da justiça… fala sério !!!
Ele deve ser bom, muito bom! Esteve na cúpula ambiental dos governos FHC, Lula/Dilma e agora Temer!
e na ultima eleição encheu o carro de adesivo da marinasilva