Um filhote de onça-parda (Puma concolor) foi encontrado, nesta quarta-feira (14), na zona rural de Rio Verde de Mato Grosso (MS) — município sul-mato-grossense que abrange porções de Cerrado e Pantanal. O felino é o segundo maior do Brasil, atrás apenas da onça-pintada (Panthera onca). O animal estava sozinho, próximo a sede de uma fazenda, e foi resgatado pela Polícia Militar Ambiental (PMA) após solicitação do proprietário do imóvel.
O fazendeiro ligou para a PMA durante a manhã. Na chamada, ele disse que a oncinha tinha aparecido próximo a sede da sua propriedade, com sede e fome. A mãe não estava com o filhote, provavelmente, por conta da presença de cães na fazenda, o que pode ter acuado o animal. As informações constam em nota publicada pela instituição policial.
Seguindo orientação da PMA, o proprietário levou o animal até a zona urbana da cidade. De lá, o felino foi encaminhado por uma equipe da instituição ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) de Campo Grande (MS).
A ((o))eco, a PMA disse que o filhote deve receber alimentos e atenção veterinária no CRAS, onde, gradualmente, também receberá treinamento para se alimentar sozinho.
A reintrodução da oncinha na natureza, porém, vai depender da adaptação pelo animal a esse processo. Se, em idade apropriada, o felino apresentar sinais suficientes de que pode sobreviver sozinho, ele deve ser reintroduzido na natureza. Conforme a PMA, isso ocorre, geralmente, em unidades de conservação (UCs).
Sobre a onça-parda
Segundo maior felino do Brasil, a onça-parda ocorre em uma ampla variedade de habitats, desde florestas até formações de savanas e aparece, eventualmente, em ambientes alterados como plantações e pastagens estando presente em todos os biomas brasileiros. De acordo com o ICMBio (Instituto Chico Mendes para a Conservação da Biodiversidade), atualmente, têm sido cada vez mais frequentes relatos de aproximação deste animal com o homem. Entre as causas deste fenômeno estão a severa redução na disponibilidade de hábitats, devido ao crescimento urbano desordenado ou aumento das atividades antrópicas, e a diminuição de presas. Esses mesmos fatores também são responsáveis pelo acentuado declínio populacional que a espécie vem sofrendo ao longo de toda a sua distribuição geográfica, aponta o ICMBio. A caça e ampliação da malha rodoviária no País também é outro agravante.
Leia também
Onça-parda vai passar por cirurgia após receber mais de 30 tiros de chumbinho
Animal foi alvejado com arma de matar passarinho um mês antes de ser atropelado. Chumbinho ficou alojado no rim, coluna e quadril →
Onça-parda é avistada em região urbana de cidade do interior de SP
Registro foi feito por imagens de segurança na cidade de Guararema, a 80 km da capital. Assista ao vídeo →
Quatro filhotes de papagaio são resgatados em Mato Grosso do Sul
Homem retirou filhotes de ninho que era monitorado pela PM Ambiental. Ação integra operação contra o tráfico de animais silvestres →