Salada Verde

Série com cinco episódios debate o litoral brasileiro

Mar Brasil estreou na BandNews TV e mostrará as ameaças e a luta de pescadores, ONGs, pesquisadores pela preservação do litoral brasileiro

Sabrina Rodrigues ·
26 de novembro de 2019 · 4 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Série Mar Brasil, com cinco episódios é narrada e apresentada por Tamara Klink, filha do navegador Amyr Klink. Foto: Divulgação.

“É impossível imaginar a minha vida longe do mar”, afirma Tamara Klink, filha do famoso navegador Amyr Klink e apresentadora da série Mar Brasil, que estreou no domingo (24), às 12h, na BandNews TV. A série da Ocean Films – em parceria da empresa Enauta, parceira do projeto, que viabilizou a série por lei de incentivo. – mostra histórias e personagens mobilizados na luta para preservar o litoral brasileiro.

Com cinco episódios transmitidos a cada domingo, a série apresentará problemas e estratégias de ação, como adotar técnicas sustentáveis de pesca, ampliar as áreas de proteção marinha, instalar sistemas de boias para monitorar o que acontece em alto mar. Tudo isso com a participação e depoimento de pescadores, cientistas, ONGs e comunidades unidos em prol dos oceanos.

Os personagens vão Prof. Dr. Alexandre Turra, do Instituto Oceanográfico da USP e referência internacional no tema do impacto ambiental marinho à Dona Maria Helena, líder comunitária cearense que revolucionou o turismo na região.

Assista ao teaser:

Veja a lista de episódios:

24/11-Episódio 1 – O MAR BRASILEIRO E AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS
Este episódio mostra como as mudanças climáticas estão afetando tanto a biodiversidade marinha quanto as comunidades costeiras. Os efeitos do aquecimento do mar são sentidos em todo litoral: no sudeste, Barra do Ararapira (SP), já sucumbiu à elevação do nível do mar; em Tamandaré (PE), jangadeiros e biólogos trabalham juntos para proteger os recifes de corais. Em alto-mar, pesquisadores do Instituto Oceanográfico/ USP instalam estações oceanográficas para monitorar o Atlântico Sul e estes impactos.
Participação Especial: AMYR KLINK – Navegador

01/12-Episódio 2 – ALIMENTOS QUE VEM DO MAR – POR UMA PESCA SUSTENTÁVEL
17 % da proteína consumida no mundo vem do mar. Porém, nos últimos anos a pesca industrial predatória tem colocado em risco a biodiversidade de nosso litoral e a vida das comunidades pesqueiras tradicionais. Como reverter este quadro? O projeto REBIMAR que criou um sistema de recifes artificiais para repovoar a população de meros no litoral paranaense, e os catadores e pescadores da RESEX de Canavieiras (BA) que reverteram a depredação das suas áreas, nos mostram caminhos possíveis.

08/12-Episódio 3 – RESERVAS E PROTEÇÃO EM MAR ABERTO
Este episódio aborda a necessidade de criação de áreas marinhas protegidas. Infelizmente as reservas já existentes estão em risco, como constatamos no Parque Nacional Marinho de Abrolhos, berçário das baleias jubarte, afetado recentemente pela lama do desastre de Mariana (MG). A partir do drama da Baía do Araçá (SP), reserva heroica que sofre com a pressão do desenvolvimento desordenado, analisamos as questões complexas em torno das demarcações destes parques e o papel das comunidades nesta luta.

15/12-Episódio 4 – LIXO E POLUIÇÃO
A poluição e o lixo vêm contaminando os oceanos, afetando principalmente a fauna marinha. Segundo a ONU, se nada for feito agora, até 2050 teremos mais plástico que peixes nos mares! Neste episódio investigamos o caso da Baía da Guanabara, um ecossistema praticamente asfixiado por litros de esgoto sem tratamento, mas que ainda pode ser recuperado. Vamos conhecer um projeto de educação ambiental que tem conscientizado crianças e suas famílias sobre os perigos do plástico em todo litoral brasileiro.
Participação Especial: VILFREDO SCHURMANN, navegador

22/12-Episódio 5 – COMBATENDO O TURISMO PREDATÓRIO
Este episódio mostra como o turismo descontrolado e o crescimento desenfreado das cidades destrói áreas costeiras e afeta diretamente o mar. Como exemplos temos o Balneário Camboriú (SC), onde prédios gigantes na orla fazem sombra exagerada na praia, provocado um perigoso desequilíbrio na biodiversidade local. Felizmente outros tipos de turismo são possíveis, como o turismo comunitário que revolucionou a comunidade de Caetanos de Cima (CE) e uma iniciativa pioneira de turismo sustentável no isolado Refúgio de Alcatrazes (SP).

 

Leia Também

O paradoxo de Darwin e os menores vertebrados dos oceanos 

Temer, oceanos e a conservação “inútil”

“O oceano nos mantém vivos e nós devemos retribuir esse favor”, diz Sylvia Earle

 

  • Sabrina Rodrigues

    Repórter especializada na cobertura diária de política ambiental. Escreveu para o site ((o)) eco de 2015 a 2020.

Leia também

Reportagens
7 de março de 2018

“O oceano nos mantém vivos e nós devemos retribuir esse favor”, diz Sylvia Earle

Bióloga marinha lança versão em português do seu livro “A Terra é Azul” e reforça a importância da criação de áreas marinhas de proteção integral, inclusive no alto-mar

Colunas
19 de março de 2018

Temer, oceanos e a conservação “inútil”

A criação dessas novas Unidades de Conservação coroa um processo de mobilização da sociedade civil organizada e de um governo que soube ouvir essa demanda

Análises
21 de agosto de 2019

O paradoxo de Darwin e os menores vertebrados dos oceanos 

Cientistas tentam montar quebra-cabeça da evolução estudando peixes menores que uma chave 

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.