Salada Verde

SP: Aberta consulta para concessão de trecho do Parque Estadual Serra do Mar

Governo do estado pretende conceder núcleo Caminhos do Mar para a iniciativa privada. Quem quiser encaminhar contribuições tem até o dia 27 de março para se pronunciar

Daniele Bragança ·
27 de fevereiro de 2020 · 4 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Caminhos do Mar abriga um precioso patrimônio ambiental, caracterizado por Mata Atlântica de grande beleza cênica, além de um acervo histórico-cultural que marca períodos da história do desenvolvimento do Estado de São Paulo. Foto: SIMA.

O governo do estado de São Paulo abriu consulta pública sobre projeto de concessão para a iniciativa privada relativa ao Caminhos do Mar, trecho do Parque Estadual Serra do Mar conhecido pelo seu potencial turístico. Este trecho compõe a Estrada Velha de Santos e possui grande beleza cênica e valor histórico-cultural. O governo, através da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), pretende fechar a consulta pública no dia 27 de março.

Entre os serviços que poderão ser explorados pela concessionária estão: serviços de apoio à visitação e ao ecoturismo, sendo também responsável pelo restauro dos monumentos históricos situados no núcleo Caminhos do Mar. A previsão de duração do contrato de concessão é de 30 anos. A empresa vencedora será definida com base no maior valor de outorga fixa ofertada.

O Parque Estadual Serra do Mar protege a maior porção contínua preservada de Mata Atlântica do Brasil.

Saiba como participar

As contribuições e sugestões à proposta de edital poderão ser enviadas pelo site da SIMA (https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/category/consulta-publica/) até o dia 27 de março de 2020, ou manifestadas por escrito, obedecendo ao formulário disponível neste site, e enviadas até às 18 horas do dia 27 de março de 2020, por meio dos seguintes endereços eletrônicos: [email protected] e [email protected].

As contribuições também poderão ser protocoladas na SIMA, em mídia eletrônica (CD ou pendrive), no Centro de Gestão de Documentos da Coordenadoria de Administração, Contratos e Convênios, situado na Avenida Professor Frederico Hermann Junior, nº 345 – Prédio 1 – Térreo, Alto de Pinheiros, São Paulo/SP – CEP: 05461-010. Somente serão apreciadas pela SIMA as contribuições que contenham identificação do participante e contato (telefone ou e-mail) e que estejam devidamente inseridas no formulário padrão (disponível no site da SIMA juntamente com os demais documentos da Consulta Pública).

 

Leia Também 

Novos limites para o Parque da Serra do Mar

Quilombo na Serra do Mar

Caminho da Serra do Mar, o sonho de uma trilha de 2 mil km

 

 

 

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Análises
2 de setembro de 2014

Caminho da Serra do Mar, o sonho de uma trilha de 2 mil km

A criação da versão brasileira de um longo curso, como a Trilha Apalache, ajudaria a criar corredores de animais e amantes da conservação.

Reportagens
15 de maio de 2007

Quilombo na Serra do Mar

Comunidade tradicional quer ser reconhecida como quilombo e pede 5 mil hectares de terras do Parque Estadual da Serra do Mar. Pesca e turismo são principais motivos.

Salada Verde
1 de abril de 2009

Novos limites para o Parque da Serra do Mar

Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo quer projeto de lei para reduzir limites do Parque Estadual da Serra do Mar e resolver situação fundiária da unidade de conservação.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.