Salada Verde

UFRJ promove webinar sobre os 10 anos do desastre na Região Serrana do Rio

Evento virtual da Politécnica-UFRJ debaterá as principais mudanças e avanços após uma década do 3º maior desastre sócio-natural do Brasil

Daniele Bragança ·
17 de janeiro de 2021 · 2 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Imagem: Divulgação.

As chuvas da Região Serrana do Rio de Janeiro, em 2011, mataram mais de 900 moradores, tornando-se o 3º maior desastre “natural” na estatística de mortes da história do Brasil e o 5º maior do ponto de vista de prejuízos totais. Após uma década dessa fatalidade, a Plataforma do Conhecimento em Desastres (PCON-Desastres), da Escola Politécnica da UFRJ, promoverá um webinar na próxima terça, dia 19, às 15h30, para discutir as principais mudanças sobre a prevenção de catástrofes por entidades, instituições e sociedade.

O professor do Departamento de Construção Civil (DCC) da Politécnica-UFRJ e coordenador do Projeto PCON-Desastres, Leandro Torres, considera que “importantes medidas foram tomadas no sentido de melhorias na gestão do risco de desastres no Brasil”. Dentre eles, Torres destaca a Lei Federal 12.608/2012, que instituiu a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDEC), colocando a responsabilidade da gestão de riscos meteorológicos, hidrológicos, biológicos, dentre outros, sob as instituições federativas. 

O bate-papo virtual ainda apresentará a Plataforma do Conhecimento, desenvolvida por uma equipe de professores da Politécnica-UFRJ. O recurso facilita a interação entre profissionais que trabalham com questões relacionadas a desastres em diferentes instituições e o cadastro de novas ações, serviços e recursos que ajudem na redução de riscos.

O evento virtual será transmitido ao vivo pelo YouTube da Politécnica-UFRJ.

Ficha

Mediadores

  • Alessandra Freitas e Marcos Barreto – Coordenadores do projeto e professores do DCC

Convidados

  • Osvaldo Resende – Professor do Departamento de Recursos Hídricos e Meio Ambiente da Politécnica-UFRJ.
  • Tulius Nery – Tecnologista na Sala de Situação do Cemaden e colaborador com pesquisas sobre métodos de previsão e sistemas de alertas para movimentos de massa.
  • Rodrigo Werner  – Diretor da Escola de Defesa Civil.

 

Leia Também 

Chuvas 2011: um erro chamado Município

 

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Análises
17 de janeiro de 2011

Chuvas 2011: um erro chamado Município

Como promotor de justiça em Nova Friburgo concluí que a Justiça não é o instrumento adequado para combater a ocupação desordenada do solo

Salada Verde
19 de agosto de 2022

Coritiba apresenta seu programa de meio ambiente

Clube reformulará o tratamento de resíduos no estádio Couto Pereira e no Centro de Treinamento, além de anunciar criação do “Nossa Identidade Verde”

Reportagens
19 de agosto de 2022

Comitiva flagra descumprimento de decisão judicial na Baía de Sepetiba

Denúncias já foram levadas a órgãos públicos estaduais e federais e também serão encaminhadas à ONU por violação de direitos humanos e salvaguardas ambientais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta