Salada Verde

Websérie mostra trabalho de recuperação de manguezais no Paraná

“Olha o Clima, Litoral!”, que estreou na quarta, retratará em 6 episódios as ações socioambientais realizadas pela ONG Mater Natura na região da Baía de Antonina

Gabriel Tussini ·
3 de julho de 2023
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Estreou na quarta da semana passada (28) a websérie “Olha o Clima, Litoral!”, que mostra de perto ações de recuperação ambiental no litoral do Paraná. A série será exibida em 6 episódios, lançados até o final do ano que vem, e é produzida pela ONG Mater Natura, que executa um projeto de mesmo nome da série em parceria com o Instituto de Biociências, Campus do Litoral Paulista (IB-CLP) da Universidade Estadual Paulista (UNESP), e apoiado pelo programa Petrobras Socioambiental. O trailer e o primeiro episódio podem ser acompanhados pela playlist no YouTube e pelas redes sociais do projeto.

A iniciativa retratada pela série tem o seu principal foco na conservação dos manguezais paranaenses, que por lá ocorrem nos estuários, regiões protegidas do mar aberto onde a água salgada do oceano se encontra com a água doce dos rios. O litoral do Paraná é o segundo menor do país, com cerca de 100 km – maior apenas que o do Piauí –, mas conta com uma grande biodiversidade abrigada nos manguezais e brejos salinos, ameaçados pela invasão de espécies exóticas, pelas mudanças climáticas e pelo aumento do nível do mar.

“Esses ecossistemas são muito ricos em biodiversidade e importantíssimos para nós, por serem berçários da vida marinha, protetores das áreas costeiras, grandes atenuadores de efeitos da mudança climática e fornecedores de alimento para diversas espécies, incluindo o ser humano”, explica o biólogo e coordenador do projeto Olha o Clima, Litoral!, Marcos Bornschein.

Baía de Antonina, Paraná. Foto: Gabriel Marchi.

O primeiro dos seis episódios mostra o combate às braquiárias-d’água, tipo de capim exótico, nativo do continente africano, trazido para servir de pasto na criação de bois e búfalos. Diferentes espécies de braquiárias se tornaram um problema sério em diversas partes do Brasil, e as braquiárias d’água colonizam parte importante do litoral paranaense – 75 hectares do estuário da Baía de Antonina, próxima à cidade portuária de Paranaguá, contaminados biologicamente pela espécie invasora.

“As braquiárias sufocam as plantas nativas de brejos e manguezais, diminuindo a riqueza de espécies e provocando a perda de ambientes para muitos animais”, explica a pesquisadora responsável pelas ações de restauração e monitoramento do projeto, Larissa Teixeira. A invasão de espécies exóticas é considerada a segunda maior causa de extinção de espécies no mundo, atrás apenas da perda de ambientes causada pela exploração humana direta. “Realizamos o manejo das braquiárias-d’água com o rastoreio raso mecânico, que é o corte das plantas com roçadeira o mais próximo possível das raízes. A biomassa roçada é empilhada em montes, que são revirados algumas vezes até que as braquiárias deixem de brotar”, completa.

Até o final de 2024, a meta do projeto “Olha o Clima, Litoral!” é restaurar 6 hectares de manguezais e brejos salinos da Baía de Antonina. Além disso, estão previstas ainda a realização de uma modelagem climática para mapear possíveis alterações na distribuição dos manguezais com base em mudanças do nível do mar, e ações socioambientais com pescadores e comunidades da baía, onde serão discutidas estratégias de conservação, os impactos das mudanças climáticas e a manutenção da qualidade de vida. Estudantes e professores da rede pública local também serão incluídos nas ações, segundo a Mater Natura.

  • Gabriel Tussini

    Estudante de jornalismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), redator em ((o))eco e interessado em meio ambiente, política e no que não está nos holofotes ao redor do mundo.

Leia também

Salada Verde
2 de junho de 2023

Mostra exibe gratuitamente filmes com temática socioambiental em São Paulo

Mostra Ecofalante de Cinema vai até o dia 14, e exibe produções sobre luta indígena, racismo ambiental e mulheres na ciência; evento conta com debates e até realidade virtual

Análises
13 de junho de 2023

O Paraná precisa avançar na gestão de seu Patrimônio Natural

Neste Mês do Meio Ambiente de 2023, não existem indicações de anúncios mais relevantes para buscar avanços, mas o estado poderia anunciar ações em prol da conservação da natureza, capazes de atender a uma dívida histórica de degradação ambiental

Notícias
7 de dezembro de 2021

Websérie de ((o))eco mostra natureza que resiste na Baía de Guanabara

"Guanabara: baía que resiste" estreia nesta terça-feira com histórias inspiradoras sobre conservação e soluções baseadas em natureza na região da Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.