Vídeos

Conheça o Intercâmbio de Biomas

Projeto de ((o))eco incentivou as trocas de saberes entre jovens comunicadores da Amazônia e da Mata atlântica

Redação ((o))eco ·
19 de março de 2024

No segundo semestre de 2023, o projeto Intercâmbio de Biomas, realizado por ((o))eco em parceria com a Fundação Amazônia Sustentável (FAS), formou seis jovens comunicadores a partir de uma imersão de campo nos biomas Mata Atlântica e Amazônia, monitoria e bolsa-reportagem.

O objetivo principal do projeto é promover a troca de experiências e conhecimentos entre os participantes, fortalecendo os princípios da comunicação socioambiental nos jovens, com especial atenção para as ferramentas e tema centrais do Jornalismo Ambiental.

Quatro comunicadores dos estados do Amazonas e dois comunicadores do Rio de Janeiro foram selecionados para uma imersão de 14 dias entre as cidades do Rio de Janeiro e Manaus.

No Rio de Janeiro, a programação envolveu 11 atividades durante os 7 dias de campo. Visitas às instituições de pesquisa, como o Jardim Botânico, projetos de conservação, como Associação Mico Leão Dourado, e áreas protegidas, como o Parque Nacional da Tijuca, fizeram parte das atividades.

“Foi uma oportunidade de aprendizado tanto para os intercambistas quando para ((o))eco. Organizar essa troca foi diferente de tudo o que já fizemos e o resultado não poderia ser mais satisfatório”, conta Marcio Isensee e Sá, diretor de conteúdo do site ((o))eco. Isensee destaca, da programação do Rio de Janeiro, a visita aos Estúdios Globo, onde houve um bate-papo com a jornalista Sônia Bridi, e a visita ao Quilombo Cafundá Astrogilda, localizado no Parque Estadual da Pedra Branca.

No coração da capital do Amazonas

Em Manaus, a programação envolveu 10 atividades durante os 7 dias de campo, sendo que foi feita uma viagem de três dias para a região da RDS Rio Negro e Parque Nacional de Anavilhanas. “Nas duas unidades de conservação, os bolsistas tiveram contato com as comunidades ribeirinhas, indígenas, além de pesquisadores e gestores do ICMBio, oportunidade que é muito importante para a formação de campo do comunicador de meio ambiente”, analisa Isensee.

Após a viagem de campo, os bolsistas passaram por uma formação com aulas temáticas oferecidas e ministradas pela equipe de jornalistas especializados do ((o))eco. Cada participante teve a oportunidade de escrever uma reportagem que foi publicada em nosso site e distribuída nos parceiros de republicação e redes sociais. As reportagens podem ser lidas nesse link.

((o))eco tem a missão de, além da produção de conteúdo jornalístico, formar jovens comunicadores ambientais e acreditamos que o projeto Intercambio de Biomas vem ao encontro desta missão, mantendo-nos como referência em jornalismo ambiental no país.

Leia também

Vídeos
27 de setembro de 2011

Alimento orgânico: o sonho da autossuficiência

O agricultor orgânico Jorge Studer deixou a Suiça, sua terra natal, por Teresópolis (RJ). Em seu sítio, procura comer só o que produz.  

Vídeos
28 de junho de 2023

Condomínio de luxo ameaça Mata Atlântica e comunidades tradicionais na Ilha de Boipeba, BA

O empreendimento turístico-imobiliário Ponta dos Castelhanos vai privatizar parte da Ilha de Boipeba, um paraíso com Mata Atlântica, manguezais e recifes numa das áreas mais preservadas no Sul da Bahia. Licenciado em março pelo governo do estado, o projeto toma quase 20% da ilha e também coloca em risco a sobrevivência de comunidades tradicionais, quilombolas,

Vídeos
9 de dezembro de 2023

Crianças aprendem sobre cultura oceânica em Santos (SP)

Leis municipais e projetos pelo Brasil estão promovendo o ensino sobre oceano dentro do currículo escolar no ensino fundamental

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.