Notícias

A vegetação do planeta vista do espaço

Veja as mudanças no cobertura vegetal do planeta durante o ano e entenda porque é importante monitorar o verde do planeta.

Paulo André Vieira ·
23 de setembro de 2013 · 12 anos atrás

Ao longo do ano a cobertura vegetal do planeta sofre profundas alterações, seja pela mudança das estações ou pela ação do homem sobre o meio ambiente. Conhecer este ciclo dinâmico da vegetação é cada vez mais importante para entender seus impactos sobre o clima na Terra, sobre a produção de alimentos e até mesmo para antecipar possíveis surtos de malária em algumas regiões da África.

Utilizando o sensor VIIRS (Visible and Infrared Imaging and Radiometer Suite) a bordo do satélite Suomi NPP é possível medir a quantidade de energia refletida pela superfície do planeta. Como as plantas absorvem a luz visível para fazer fotossíntese, quando a vegetação é abundante quase toda ela é absorvida pelas folhas, e muito mais luz infravermelha é refletida de volta para o espaço. Por outro lado, os desertos e regiões com vegetação esparsa refletem muito mais luz visível. Desta forma é possível medir com uma precisão cada vez maior a cobertura vegetal da superfície do planeta.

A animação abaixo foi feita com dados de abril de 2012 até abril de 2013 disponibilizados pelo NOAA (National Oceanic & Atmospheric Administration), o órgão para assuntos sobre meteorologia, oceanos, atmosfera e clima do governo dos EUA, mostrando um ano inteiro de mudanças na cobertura vegetal do planeta. As áreas de verde mais escuro representam a vegetação mais densa, enquanto as regiões de cores claras apontam uma escassa cobertura vegetal, seja por causa de neve, seca, rocha, ou áreas urbanas.

Algumas imagens são particularmente belas, como esta que mostra a vegetação que surge no meio do deserto acompanhando o curso do rio Nilo.

Já a imagem abaixo mostra a cobertura vegetal do Brasil na 41a semana de 2012.

No vídeo abaixo (com legendas em inglês), o Dr. Felix Kogan, cientista do NOAA, explica como os dados de vegetação do satélite Suomi NPP está melhorando a capacidade de detectar e monitorar as mudanças na cobertura vegetal em todo o planeta.

 

Leia também:
As florestas que perdemos nos últimos 30 anos
A biomassa tropical vista do espaço
A produção de alimentos vista do espaço

 

  • Paulo André Vieira

    Produtor Editorial formado pela UFRJ, atua em ((o))eco desde 2007 escrevendo sobre geojornalismo e cuidando da edição e gestão do site.

Leia também

Salada Verde
28 de março de 2025

Associação Rede Brasileira de Trilhas elege nova presidência

Nova diretoria-executiva para o biênio 2025-2027 terá como presidente Júlio Meyer, gestor de unidades de conservação estaduais do Pará

Notícias
28 de março de 2025

Entidades criticam pessoas morando e caçando em parques e outras unidades de conservação

Manifesto reuniu mais de 100 assinaturas. Reservas naturais como os Parnas Guaricana e da Serra do Itajaí também serão alvos de acordos entre autarquias federais

Notícias
28 de março de 2025

A conservação do tamanduá-mirim no Pantanal passa pela proteção ao tatu-canastra

Pesquisa inédita revela hipótese de que as tocas deixadas pelos tatus servem não apenas de abrigo, mas também de ponto de alimentação para os tamanduás

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.