Notícias

Organizações pedem para que Biden não assine acordo com Bolsonaro: “É endosso à tragédia”

Em carta, 199 organizações brasileiras alertam presidente americano sobre risco de negociação a portas fechadas com representantes do governo brasileiro

Daniele Bragança ·
6 de abril de 2021 · 3 anos atrás

O Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, a Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável, o Instituto Democracia e Sustentabilidade e mais 196 organizações da sociedade civil assinam uma carta endereçada ao governo americano pedindo para que Joe Biden não coopere com o governo brasileiro, mandando recursos financeiros e apoio político ao governo de Jair Bolsonaro. 

“As negociações ocorrem longe dos olhos da sociedade civil, que o presidente brasileiro já comparou a um “câncer”. O governo brasileiro comemora tais negociações, que envolveriam recursos financeiros. O presidente americano precisa escolher entre cumprir seu discurso de posse e dar recursos e prestígio político a Bolsonaro. Impossível ter ambos”, diz a carta.

Quando era candidato, Biden mencionou que levantaria 20 bilhões de dólares para a Amazônia. Após ser eleito, o governo americano tem mantido conversas reservadas com as autoridades brasileiras, principalmente com o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. Para as organizações, o presidente americano parece não ter percebido o risco que o atual governo traz para os direitos humanos, a democracia e o meio ambiente.

“O líder extremista do Brasil justificou o putsch de 6 de janeiro nos EUA repetindo as mentiras de Donald Trump sobre fraude na eleição. Dentro de casa, ele ataca os direitos humanos e a democracia. Cooperar com tal governante seria um ato inexplicável”, afirmam.

Um acordo entre Brasil e EUA deverá ser anunciado na cúpula sobre o clima convocada por Biden para os próximos dias 22 e 23. Há forte rumor sobre o acordo envolver transferência de recursos para o Brasil.

“Não é razoável esperar que as soluções para a Amazônia e seus povos venham de negociações feitas a portas fechadas com seu pior inimigo”, afirmam os signatários. 

Leia a carta na íntegra.

Leia Também

Vitória de Biden nos EUA trará mudanças nas políticas ambiental e climática?

O passivo ambiental e diplomático do Brasil

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Colunas
1 de fevereiro de 2021

O passivo ambiental e diplomático do Brasil

O ex-embaixador Rubens Ricúpero afirmou que levaremos ao menos duas gerações para recuperar a credibilidade no cenário internacional. Não será diferente internamente

Reportagens
9 de novembro de 2020

Vitória de Biden nos EUA trará mudanças nas políticas ambiental e climática?

((o))eco entrevistou dois experts em política climática e ambiental, que desenharam possíveis cenários para o Brasil e para os EUA sob a administração de Biden e Harris

Notícias
25 de abril de 2024

Brasil registra o maior número de conflitos no campo desde 1985, diz CPT

Segundo os dados da Comissão Pastoral da Terra, país teve 2.203 conflitos em 2023, batendo recorde de 2020; 950 mil pessoas foram afetadas, com 31 assassinatos

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 4

  1. Carlos diz:

    Realmente a carta é, já no título, pretensiosa: "Carta da Sociedade Civil Brasileira…". Mentira. Não é da sociedade civil. É de um amontoado grotesco de "coletivos" e organizações com nomes até hilários. O que surpreende é ver que, no meio desse monturo, aparece uma ou duas ONG's que imaginávamos sérias. Mas… Birds of a feather flock together.


  2. Paulo diz:

    A política ambiental do governo federal esta fora de foco.
    "Eles" acham que estão na década de 70. Os problemas HOJE são muito maiores que na década dos sonhos.

    Por isso as ações tem que ser diferente. Mas os cabeça dura e os cabeças ocas não entendem ou não querem entender.

    Simples assim.


  3. Wolney santos diz:

    Vcs não estão lutando contra um governo vcs estão lutando contra a sua própria ideologia e contra o povo porque vcs não vão a traz de governadores e prefeitos ou melhor pede ao supremo p devolver a autonomia ao presidente se ele fizer errado aí sim podemos cobrar a ele sejam honestos. A honestidade é uma virtude e não uma conquista.


  4. Coletivo Alcateia diz:

    Um monte de coletivo e organização que ninguém nunca viu e deve ter meia dúzia de pessoas.
    Fora algumas pérolas como católicas abortistas (!!), e esse aqui: Frente Nacional de Mulheres doFunk!
    O negócio foi pegar assinatura de quem tava passando na hora pra dar número kkkk