Notícias

Lixo com cadeado

Em São Paulo, prédios de luxo passaram a por cadeado em suas lixeiras para impedir que catadores as vasculhem atrás de material reciclável e restos de comida. Segundo os porteiros, o problema maior era a sujeira que eles deixavam no local. A Folha de São Paulo (só para assinantes) entrevistou um catador que um dia já teve carteira assinada, mas hoje cata papelão para sobreviver. Num bom dia, ele juntava 200kg, o que lhe rende 12 reais. José Apolinário lamenta que a falta de cuidado alheio tenha lhe tirado o emprego informal.

Redação ((o))eco ·
2 de setembro de 2005 · 21 anos atrás

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Colunas
15 de junho de 2026

Crise climática e decolonialidade: a importância da práxis dos comunicadores indígenas no Sul Global 

A comunicação indígena opera no espectro da ecologia de saberes, na qual diferentes conhecimentos coexistem sem que a ciência ocidental se imponha automaticamente como superior

Notícias
15 de junho de 2026

Copa do Mundo das Áreas Protegidas: Grupo B

Com protagonismo do Catar, o grupo B da Copa do mundo 2026 traz um surpreendente resultado quando a conservação é principal ponto focal

Reportagens
15 de junho de 2026

Itaipu e Belo Monte deixam de gerar R$ 1 bilhão em receita por causa do desmatamento

Estudo mostra como o enfraquecimento dos “rios voadores” impactam reservatórios das duas maiores hidrelétricas do Brasil, deixando de produzir energia capaz de abastecer 1,5 milhão de pessoas

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.