Notícias

Globalização dos bichos

A edição on line da National Geographic tem reportagem dizendo que a globalização, finalmente, virou uma característica da fauna mundial. Com o comércio e o tráfico de animais selvagens ainda correndo solto, virou comum encontrar bicho africano em florestas americanas, serpentes asiáticas andando soltas pela Europa ou roedores europeus campeando em países da Oceania. Cientistas chamam o fenômeno de homogeinização biótica e dizem que seus efeitos ainda estão longe de serem totalmente compreendidos.

Redação ((o))eco ·
14 de novembro de 2005 · 21 anos atrás

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Salada Verde
5 de novembro de 2026

Queimadas na Amazônia: Fiocruz recomenda medidas para reduzir riscos à saúde

Nota técnica reúne orientações para reduzir os riscos da exposição à fumaça em residências, escolas, locais de trabalho e unidades de saúde →

Edilene, 59 anos, já encontrou agulha de injeção catando o sururu que o filho traz da maré. Foto: Yamini Benites
Reportagens
5 de novembro de 2026

Da fartura do sururu à maré de plástico: a transformação pesa nos manguezais da Ilha de Deus

O acúmulo de lixo atinge a saúde dos mangues, ameaça o sustento de comunidades tradicionais, enquanto o novo plano de resíduos da capital pernambucana não fixa metas concretas para a reduzir geração de resíduos na origem →

Análises
5 de novembro de 2026

Lula quer atrair data centers, mas expansão ocorre sem garantias ambientais

Governo também aposta em IA brasileira; Em SP, um dos maiores data centers do país começa a surgir sem garantias de proteção aos recursos hídricos e ao uso energético sustentável. →

Mais de ((o))eco

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.