Notícias

Ex-planeta

O número de planetas do sistema solar quase cresceu na semana passada, com a proposta de se anexar três novos astros. Mas a União Astronômica Mundial, reunida em Praga, decidiu hoje diminuir o hall dos corpos celestes pertencentes a essa categoria. Quem pagou o pato foi o pequenino Plutão, rebaixado impiedosamente ao título de planeta-anão. Também estão nessa categoria Ceres e UB313 (que seriam considerados planetas pela idéia anterior). A realeza do sistema conta agora apenas com os oito integrantes clássicos (Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno). E finalmente estão definidas condições a partir das quais se pode considerar um astro planeta – o que, acredite, ainda não existia. A notícia está na BBC News e no jornal The New York Times.

Redação ((o))eco ·
24 de agosto de 2006 · 20 anos atrás

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Salada Verde
16 de outubro de 2026

Ex-ministros do Meio Ambiente se juntam em manifesto pelas UCs brasileiras

Documento, assinado por sete ex-ministros e quatro ex-presidentes do ICMBio, alerta para possível enfraquecimento dos órgãos ambientais e ameaças às áreas protegidas →

Colunas
16 de outubro de 2026

A transparência necessária de SP nas obras contra as chuvas

Pacote de R$ 29 bilhões de SP inclui obras antigas e não esclarece quanto será investido em novas ações contra os efeitos do El Niño →

Externo
16 de outubro de 2026

Assim como o pai, Flávio mente e exagera sobre ambiente

Checamos falas do candidato, que já disse que a Terra está esfriando, que EUA são ricos porque desmataram e que Brasil tem áreas protegidas demais →

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.