Notícias

Sujeira globalizada

Estocar coquetel altamente tóxico de lixo petroquímico e soda cáustica na Europa poderia custar cerca de 300 mil dólares ao braço londrino de uma empresa suíça com sede fiscal na Holanda. Talvez o dobro disso, calculados atrasos. Por isso 400 toneladas do material foram parar na Costa do Marfim. Mais especificamente, nos quintais de algumas das pessoas mais pobres do planeta. O lixo vazou. E o resultado, conta o The New York Times, foram oito mortes, dúzias de internações hospitalares e mais de 80 mil atendimentos médicos.

Redação ((o))eco ·
2 de outubro de 2006 · 20 anos atrás

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Itália – Turistas se protegem do sol e do intenso calor em Roma, na Itália, enquanto caminham em frente ao antigo Coliseu de Roma, um dos pontos turísticos mais famosos do mundo. Foto: Alessandra Tarantino/AP Photo.
Fotografia
6 de agosto de 2026

Julho dos extremos: uma pequena amostra da intensificação do Super El Niño em imagens

Vendavais, queimadas, enchentes e ondas de calor foram registrados em diferentes partes do mundo – e a intensificação do fenômeno só está começando

Mais do que o tamanho, a qualidade do fragmento importa mais para a conservação. Foto: Lucas Ferrante.
Notícias
6 de agosto de 2026

Tamanho importa? Quando se trata de conservação, a resposta é ‘depende’

Pesquisa publicada recentemente afirma que a heterogeneidade de habitat e a qualidade da vegetação é mais importante que o tamanho da área florestal

Salada Verde
6 de agosto de 2026

Pegadas amarelas e pretas da Rede Brasileira de Trilhas chegam no maior parque do país

Duas trilhas foram sinalizadas e estruturadas no Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, no Amapá, e marcam investimento em turismo na área protegida

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.