Notícias

Aqui e agora

A revista alemã Der Spiegel adiantou informações que estarão no segundo relatório do Painel Intergovernamental para Mudanças Climáticas (IPCC) deste ano, a ser divulgado em abril. Citando uma versão ainda inacabada do relatório a que teve acesso, a reportagem diz que os cientistas apontarão as mudanças climáticas como um problema ainda mais sério do que se imaginava. Eles cruzaram dados de mais de 70 estudos internacionais dos últimos 20 anos sobre mudanças na circulação da água, nas zonas geladas e na fauna e flora do planeta. Concluíram que há grande semelhança entre as observações dos pesquisadores e as projeções dos modelos climáticos para as conseqüências do aquecimento causado pelo homem. Ou seja, o aquecimento não é mais coisa de um futuro longínquo, nem mesmo próximo. Ele está dando frutos agora e a coisa só tende a piorar. A revista ressalta que os cientistas ainda discutirão a versão final do texto – ele pode ser menos alarmante. Mas é inegável que as conclusões causarão ainda mais impacto nas discussões sobre o tema.

Redação ((o))eco ·
5 de março de 2007 · 19 anos atrás

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Análises
9 de junho de 2026

A corrida maluca do financiamento climático

Para cada dólar investido na natureza, outros 30 financiam sua destruição. No total, US$ 7,3 trilhões em fluxos financeiros dos setores público e privado têm impacto negativo direto na natureza

Salada Verde
9 de junho de 2026

Casal de ambientalistas de SC recebe prêmio por trabalho pela conservação da Mata Atlântica

1ª edição do Prêmio Miguel Milano de Conservação da Natureza reconhece o legado de Germano Woehl Jr. e Elza Nishimura Woehl, fundadores do Instituto Rã-Bugio, em Santa Catarina

Salada Verde
9 de junho de 2026

Brasileira recebe prêmio da National Geographic por solução que reduz atropelamentos de fauna

A bióloga Fernanda Abra foi premiada após transformar pontes para fauna em referência de conservação nas rodovias da Amazônia

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.