Salada Verde

Garimpo destruiu mais de 13 mil hectares em Unidades de Conservação na Amazônia

Crimes são estimulados por maior valor do ouro, fiscalização fraca e afrouxamento de leis, sobretudo no governo Bolsonaro

Aldem Bourscheit ·
19 de setembro de 2024
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

O garimpo devastou 13.484 hectares em 15 Unidades de Conservação no Amazonas, Pará e Amapá, do início de 2023 a julho deste ano. Do total, 1.512 hectares (11%) estão em áreas de Proteção Integral e 11.972 (89%) ha em reservas de Uso Sustentável.

Feito com imagens de satélite e sobrevoos, o levantamento do Greenpeace Brasil mostra que as áreas protegidas mais degradadas pelo crime incluem Reservas Extrativistas, Florestas e Parques Nacionais. 

O trabalho também identificou que os garimpeiros estão migrando do Pará ao Amazonas, com mais impactos já vistos ao longo dos rios Tapajós, Jamanxim, Anamã e Parauari. 

Nessa rota, entre as mais detonadas pelo avanço rápido dos ilícitos estão o Parque Nacional dos Campos Amazônicos e a Estação Ecológica do Alto Maués, onde a mancha garimpada saltou mais de 420%, em quatro anos.

Os delitos são estimulados por fiscalização enfraquecida, afrouxamento de leis – sobretudo no governo Jair Bolsonaro – e aumento do valor do ouro. 

Os resultados são destruição ambiental, violação de direitos indígenas e comunidades tradicionais, perdas econômicas por sonegação fiscal e não pagamento de impostos e reforço do crime organizado.

Parques e outros tipos de Unidades de Conservação federais, estaduais e municipais são criadas pelos governos para proteger a biodiversidade, recursos naturais e paisagens, inclusive para o turismo. Também são peças-chave para conter os efeitos da crise climática.

  • Aldem Bourscheit

    Jornalista cobrindo há mais de duas décadas temas como Conservação da Natureza, Crimes contra a Vida Selvagem, Ciência, Agron...

Leia também

Salada Verde
1 de julho de 2024

Área ocupada por garimpo ilegal na Amazônia triplica em duas décadas

Total destruído por atividade ultrapassou 240 mil hectares. Dados fazem parte de nova publicação do projeto Amazônia 2030

Reportagens
7 de novembro de 2023

Garimpo impacta saúde de comunidades ribeirinhas no Amazonas

Manicoré vê explosão de casos de ISTs por causa do aumento da prostituição. Busca pelo ouro muda a rotina de comunidades tradicionais atrás de uma melhor alternativa de renda

Análises
21 de setembro de 2023

É preciso controlar o maquinário usado no garimpo

O descompasso do controle ambiental das permissões de lavra garimpeira e a necessidade de controle ambiental das máquinas utilizadas nos garimpos do Brasil

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 19

  1. Homero Pereira Fialho diz:

    É o passa,boiada tomara q não volte, pq se voltar mais um mandato o meio ambiente já era


  2. Deise diz:

    Eu gostaria de saber quem é o presidente a 2 anos já! Sim, pq se no governo do bolsonaro houve afrouxamenti como a matéria tendenciosa diz, pq em 2 anos já não resolveram isso? pelo o q eu sei o presodento no primeiro dia desfez varia coisas na canetada e agora não fez nada quanto a isso?! Me poupe!


  3. Alexandre diz:

    E o que o governo atual vem fazendo?
    Apenas mais uma matéria política, Dr. Enéas já falava há tempos do interesse exterior 💰💰💰


  4. Penove diz:

    Então, kd os esquerdistas, artistas e ong’s “do bem” para gritar Salvem a Amazônia!!!


  5. DALVA GARCIA VILLENS diz:

    Eu falo descobrir essas riquezas.so empobrece nosso Brasil além da destruição da fauna das terras ,devastação do habitat.levam embora a riquezas sobrando apenas lixo e pessoas mais pobres e doentes.


  6. Edson Santos diz:

    Materia vergonhosa, quem é o gestor desde 2023? Dizer que é culpa de quem não ta no poder,? Toma vergonha e mostre a verdade que esse governo é incompetente principalmente no que eles mais criticavam,!!!!


  7. Diogo diz:

    Provavelmente a majestosa ministra Marina Silva, vai tomar as devidas providências e acabar com isso… Questão de tempo


    1. Antônio cenair pereira diz:

      Rsrsrs.tudo uma cambada de safado político não se salva um
      Se um dia achar um político honesto aí vote


  8. Enge audi diz:

    O desgoverno anterior provocou uma tragedia inimaginável no meio ambiente. Vai levar tempo para recuperar. Mas todos nós sabíamos disso


    1. Penove diz:

      O bozo já saiu e você ainda está usando este cara como muleta para acobertar este governo de corruptos… deixa de alienação, o lula e o pt estão acabando com o povo mais pobre e tirando sarro da nossa cara.


    2. Quem irá salvar a amazônia? diz:

      A matéria diz: “O garimpo devastou 13.484 hectares em 15 Unidades de Conservação no Amazonas, Pará e Amapá, do início de 2023 a julho deste ano.” Ou seja atual governo! Se o problema era o governo passado, pq o atual governo não apertou a fiscalização??


      1. João diz:

        La vem um dados de caneco pro bozo🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣


  9. Renato diz:

    Engraçado que no governo passado,víamos algumas máquinas queimando pela federal,hj em dia não vimos mais isso acontecer engraçado né…


  10. NILTON C N FERREIRA diz:

    É fácil atribuir culpa. O assunto garimpo e, em especial na “terra” Yanomami passa por décadas. Não quero aqui tirar ou atribuir questionamentos da responsabilidade. Todavia, no início da década de 1990 eu atuei na retirada de garimpeiros em Surucucu RR. Infelizmente, ao meu ver, é enxugar gelo. Qtos governos de lá até 2024?


  11. Jaziel Rabelo diz:

    Ué, mas este não é o governo da conservação, do cuidado com a natureza , do amor??


    1. Marcos Rodrigo Abreu diz:

      Sim esse eo governo do amor e do cuidado da natureza, o problema foi o governo anterior, governo sujo, da rachadinha, do genocídio, por isso está tudo assim, queimando.mas graças a Deus, Bozo nunca mais.


      1. Penove diz:

        O bozo ficou 4 anos e nem conseguiu fazer nada, pobre retardado… mas agora o dononda sua vida, o seu lider lula está desde 2003 mandando no Brasil e ainda bem que não temos favelas, temos segurança para andar nas ruas, não temos corrupção e agora a economia está de vento em popa… ahhh, deixa de defender bandidos, eu acho que todo político é bandido, mas você, se fosse alguém inteligente, não lamberia tanto um bando de corruptos que estão enganando o povo há tanto tempo. Energúmenos e burros são a mesma coisa… ACORDA!


      2. Walney diz:

        Este cidadão pelo jeito ganha para falar besteira, a reportagem se refere aos dois últimos anos, porquê não foi feito nada, a sei colocar a culpa nos outros e pagar aloprados para defender é mais prático.


    2. Marcos Rodrigo Abreu diz:

      Sim,este eo governo sim, isso tudo está acontecendo por causa do governo anterior, que deixou tudo a vontade dos bandidos e milicianos, se o Bozo fosse um ser humano responsável,não tinha tirado toda verba do Ibama e órgãos competentes